Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/68485
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Análise psicométrica dos itens da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) em crianças de 4 anos |
Título(s) alternativo(s): | Psychometric analysis of items of Assessment of Motor Coordination and Dexterity (Acoordem) for 4-year-old children |
Autor(es): | Cynthia Girundi da Silva Adriana Maria Valladão Novais Van Petten Estefânia Harsányi Lívia de Castro Magalhães |
Resumo: | A Avaliação da Coordenação e Destreza Motora - ACOORDEM é um teste motor criado para crianças brasileiras de 4 a 8 anos. O objetivo desse estudo foi investigar a validade e confiabilidade da ACOORDEM para crianças de 4 anos. Foram avaliadas 80 crianças, divididas em grupos iguais por sexo e tipo de escola. Os pais e professores também participaram da pesquisa respondendo questionários. O reteste foi feito com dez participantes. Poucos itens apresentaram diferença estatisticamente significativa associada ao sexo e tipo de escola. A confiabilidade teste reteste apresentou bons índices. A ACOORDEM é adequada para avaliação motora de crianças de 4 anos, contudo alguns itens necessitam ser revisados para melhorar a confiabilidade do instrumento e reduzir o tempo de aplicação. |
Abstract: | The Assessment of Motor Coordination and Dexterity - ACOORDEM is a standardized motor assessment for Brazilian children aged 4-8 years. This study aimed to investigate the validity and reliability of the test for 4-yearold children. Eighty children of 4 years old, divided into equal groups by sex and school type (public or private), were evaluated. Parents and teachers also answered the questionnaires. The retest was applied to 10 participants. Few items showed a statistically significant difference associated with sex and school type. The test-retest reliability presented good indexes. ACOORDEM is suitable for the motor assessment of 4-year-old children; however, some items need to be revised or discarded to improve the instrument reliability and reduce the administration time. |
Assunto: | Transtornos das habilidades motoras Criança Pré-escolar Reprodutibilidade dos testes Psicometria |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p9-18 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68485 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.usp.br/rto/article/view/116793 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise psicométrica dos itens da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) em crianças de 4 anos.pdf | 204.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.