Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68517
Type: Artigo de Periódico
Title: Relato de experiência de um projeto de extensão com universitários/as campesinos/as em tempos de pandemia: formação para pesquisa
Other Titles: Experience report on an extension project with rural university students in times of a pandemic: training for research
Informe de experiencia sobre un proyecto de extensión con universitarios rurales en tiempos de pandemia: formación para la investigación
Authors: Pablo Henrique Teodoro de Lima
Sandra Regina Sanches Ribas
Luiz Paulo Ribeiro
Abstract: Tendo em vista o cenário pandêmico causado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais promoveu, por meio do projeto de extensão “Povos do Campo e a Pandemia da COVID-19”, ações que visavam a aproximação da Universidade com a realidade da população campesina. Dentre as atividades promovidas, foi ofertado o minicurso “Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos e Ferramentas de Pesquisa Acadêmica” que teve como objetivos principais, atendendo às necessidades dos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (lecampinos e lecampinas), auxiliar aos licenciados, principalmente àqueles em processo de escrita da monografia, a dominarem técnicas de pesquisa, escrita, formatação e normalização acadêmica, bem como conscientizá-los sobre a importância da pesquisa para a sociedade. Os resultados do minicurso evidenciaram que, mesmo em tempos pandêmicos e em meio a grandes dificuldades de acesso a recursos, foi possível promover estratégias que visam à inclusão dos povos campesinos e à superação das desigualdades sociais.
Abstract: In view of the pandemic scenario, caused by the new coronavirus (SARS-CoV-2), the Degree in Rural Education at the Federal University of Minas Gerais promoted, through the extension project “Povos do Campo and the COVID-19 Pandemic”, actions aimed at bringing the University closer to the reality of the peasant population. Among the activities promoted, the mini-course “ABNT Standards for Academic Works and Academic Research Tools” was offered, whose main objectives, meeting the needs of students, help graduates, especially those in the process of writing the monograph, to master techniques of academic research, writing, formatting and standardization, as well as making them aware of the importance of academic research for society. The results of the mini-course showed that, even in pandemic times and in the midst of great difficulties in accessing resources, it was possible to promote strategies aimed at the inclusion of peasant peoples and overcoming social inequalities.
Subject: Pandemia
Educação rural
Professores
Formação de professores
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13812
URI: http://hdl.handle.net/1843/68517
Issue Date: 29-Oct-2022
metadata.dc.url.externa: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13812
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira De Educação Do Campo
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.