Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/68613
Tipo: | Dissertação |
Título: | O trabalho com o teatro-fórum no ensino de língua portuguesa: escrita, oralidade e letramento crítico |
Título(s) alternativo(s): | Working with forum theater in Portuguese language teaching: writing, orality and critical literacy |
Autor(es): | André Flausino de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Prof. Dr. Jairo Venício Carvalhais Oliveira |
Primeiro membro da banca : | Rosane Cassia Santos e Campos |
Segundo membro da banca: | Henrique Rodrigues Leroy |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo central apresentar uma proposta de trabalho com o teatro no ensino de Língua Portuguesa na educação básica. De forma mais específica, debruçamo-nos sobre o gênero “peça teatral”, tomando como base a proposta de teatro-fórum (BOAL, 2019), com vistas, num primeiro momento, ao mapeamento das dimensões ensináveis desse gênero. Uma vez realizada essa etapa inicial, elaboramos uma proposta de ensino concebida sob a forma de uma sequência didática (SD), focalizando as capacidades de linguagem que o sujeito aprendiz precisa mobilizar no processo de produção escrita e no processo oral de encenação de peças teatrais. Para tanto, o trabalho procurou ancorar-se nos pressupostos teóricos do Interaccionismo Social de Vygotsky e nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) preconizado pelos pesquisadores da Escola de Genebra, tais como Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004), bem como buscou respaldo em trabalhos relacionados à construção de modelos didáticos de gêneros (Machado, 2002; Machado e Cristóvão, 2009). Além disso, foram consideradas teorias e técnicas do Teatro do Oprimido, no modelo do teatro-fórum (Boal, 2019), em jogos teatrais propostos por Spolin (2006) e em estudos sobre o letramento crítico (Freire, 1989; Kleiman, 1995, 2003; Soares, 2004; Street, 2014). No que diz respeito à metodologia, trata-se de uma pesquisa propositiva a para a sala de aula, de cunho qualitativo e de abordagem descritivista de dados. Os resultados da pesquisa permitem concluir que o trabalho com o teatro no ensino de língua materna pode ser uma estratégia pedagógica inovadora, uma vez que possibilita tanto o aprendizado de capacidades de linguagem diversificadas (capacidades nacionais, discursivas, linguísticas e cinésicas), intrinsecamente ligadas à escrita e a oralidade, como também pode favorecer o desenvolvimento de habilidades críticas dos estudantes, oferecendo-lhes a oportunidade de colocar em cena, por meio da linguagem, questões sociais e humanas que necessitam de reflexão num mundo cada vez mais marcado pelas desigualdades, pela opressão e pela manutenção das relações de poder. |
Abstract: | This research's central objective is to present a proposal for working with theater in teaching Portuguese in basic education. More specifically, we focus on the “theatrical play” genre, taking as a basis the forum theater proposal (BOAL, 2019), with a view, initially, to mapping the teachable dimensions of this genre. Once this initial stage has been completed, we prepare a teaching proposal conceived in the form of a didactic sequence (SD), focusing on the language skills that the learning subject needs to mobilize in the process of written production and in the oral process of staging theatrical plays. To this end, the work sought to be anchored in the theoretical assumptions of Vygotsky's Social Interactionism and in the studies of Sociodiscursive Interactionism (ISD) advocated by researchers from the Geneva School, such as Bronkcart (1999), Dolz and Schneuwly (2004), as well as sought support in works related to the construction of didactic models of genres (Machado, 2002; Machado and Cristóvão, 2009). Furthermore, theories and techniques from the Theater of the Oppressed were considered, in the forum theater model (Boal, 2019), in theatrical games proposed by Spolin (2006) and in studies on critical literacy (Freire, 1989; Kleiman, 1995, 2003; Soares, 2004; Street, 2014). Regarding the methodology, it is a propositional research for the classroom, with a qualitative nature and a descriptivist approach to data. The research results allow us to conclude that working with theater in mother tongue teaching can be an innovative pedagogical strategy, as it enables both the learning of diverse language capabilities (actional, discursive, linguistic and kinesic capabilities), intrinsically linked to writing and orality, but it can also favor the development of students' critical skills, offering them the opportunity to bring into play, through language, social and human issues that require reflection in a world increasingly marked by inequalities, oppression and the maintenance of power relations. |
Assunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino Língua portuguesa – Métodos de ensino Teatro (literatura) – Técnica Teatro do oprimido Oralidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68613 |
Data do documento: | 27-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - André Flausino de Oliveira.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.