Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Prof. Dr. Jairo Venício Carvalhais Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9689369100343412pt_BR
dc.contributor.referee1Rosane Cassia Santos e Campospt_BR
dc.contributor.referee2Henrique Rodrigues Leroypt_BR
dc.creatorAndré Flausino de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550381901820063pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-24T22:53:20Z-
dc.date.available2024-05-24T22:53:20Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68613-
dc.description.abstractThis research's central objective is to present a proposal for working with theater in teaching Portuguese in basic education. More specifically, we focus on the “theatrical play” genre, taking as a basis the forum theater proposal (BOAL, 2019), with a view, initially, to mapping the teachable dimensions of this genre. Once this initial stage has been completed, we prepare a teaching proposal conceived in the form of a didactic sequence (SD), focusing on the language skills that the learning subject needs to mobilize in the process of written production and in the oral process of staging theatrical plays. To this end, the work sought to be anchored in the theoretical assumptions of Vygotsky's Social Interactionism and in the studies of Sociodiscursive Interactionism (ISD) advocated by researchers from the Geneva School, such as Bronkcart (1999), Dolz and Schneuwly (2004), as well as sought support in works related to the construction of didactic models of genres (Machado, 2002; Machado and Cristóvão, 2009). Furthermore, theories and techniques from the Theater of the Oppressed were considered, in the forum theater model (Boal, 2019), in theatrical games proposed by Spolin (2006) and in studies on critical literacy (Freire, 1989; Kleiman, 1995, 2003; Soares, 2004; Street, 2014). Regarding the methodology, it is a propositional research for the classroom, with a qualitative nature and a descriptivist approach to data. The research results allow us to conclude that working with theater in mother tongue teaching can be an innovative pedagogical strategy, as it enables both the learning of diverse language capabilities (actional, discursive, linguistic and kinesic capabilities), intrinsically linked to writing and orality, but it can also favor the development of students' critical skills, offering them the opportunity to bring into play, through language, social and human issues that require reflection in a world increasingly marked by inequalities, oppression and the maintenance of power relations.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo central apresentar uma proposta de trabalho com o teatro no ensino de Língua Portuguesa na educação básica. De forma mais específica, debruçamo-nos sobre o gênero “peça teatral”, tomando como base a proposta de teatro-fórum (BOAL, 2019), com vistas, num primeiro momento, ao mapeamento das dimensões ensináveis desse gênero. Uma vez realizada essa etapa inicial, elaboramos uma proposta de ensino concebida sob a forma de uma sequência didática (SD), focalizando as capacidades de linguagem que o sujeito aprendiz precisa mobilizar no processo de produção escrita e no processo oral de encenação de peças teatrais. Para tanto, o trabalho procurou ancorar-se nos pressupostos teóricos do Interaccionismo Social de Vygotsky e nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) preconizado pelos pesquisadores da Escola de Genebra, tais como Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004), bem como buscou respaldo em trabalhos relacionados à construção de modelos didáticos de gêneros (Machado, 2002; Machado e Cristóvão, 2009). Além disso, foram consideradas teorias e técnicas do Teatro do Oprimido, no modelo do teatro-fórum (Boal, 2019), em jogos teatrais propostos por Spolin (2006) e em estudos sobre o letramento crítico (Freire, 1989; Kleiman, 1995, 2003; Soares, 2004; Street, 2014). No que diz respeito à metodologia, trata-se de uma pesquisa propositiva a para a sala de aula, de cunho qualitativo e de abordagem descritivista de dados. Os resultados da pesquisa permitem concluir que o trabalho com o teatro no ensino de língua materna pode ser uma estratégia pedagógica inovadora, uma vez que possibilita tanto o aprendizado de capacidades de linguagem diversificadas (capacidades nacionais, discursivas, linguísticas e cinésicas), intrinsecamente ligadas à escrita e a oralidade, como também pode favorecer o desenvolvimento de habilidades críticas dos estudantes, oferecendo-lhes a oportunidade de colocar em cena, por meio da linguagem, questões sociais e humanas que necessitam de reflexão num mundo cada vez mais marcado pelas desigualdades, pela opressão e pela manutenção das relações de poder.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectPeça de teatro-fórumpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherTeatro (literatura) – Técnicapt_BR
dc.subject.otherTeatro do oprimidopt_BR
dc.subject.otherOralidadept_BR
dc.titleO trabalho com o teatro-fórum no ensino de língua portuguesa: escrita, oralidade e letramento críticopt_BR
dc.title.alternativeWorking with forum theater in Portuguese language teaching: writing, orality and critical literacypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - André Flausino de Oliveira.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.