Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68977
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O televisionamento do mundo: movimentos no tempo entre o dentro e o fora da televisão
Título(s) alternativo(s): The televising of the world: movements in the time between the inside and the outside of the television
El televisionamiento del mundo: movimientos en el tiempo entre el dentro y el fuera de la televisión
Autor(es): Bruno Souza Leal
Phellipy Pereira Jácome
Felipe Borges
Resumo: A televisão historicamente vem sendo pensada por meio de uma série de relações dicotômicas, que propõem um “dentro” e um “fora” bem delimitados e pacificados. Em contraposição a essa perspectiva, neste artigo, buscamos desenvolver um exercício reflexivo e historicizante sobre modos de entendimento da TV, a partir de um termo que já foi muito usado, mas que vem caindo em desuso nos últimos anos: trata-se do substantivo “televisionamento”. A partir da recuperação da força dessa metáfora e da exploração de certos fenômenos midiáticos atuais (advindos da TV “convencional” e do YouTube, por exemplo), propomos um passeio sobre diferentes textualidades televisivas, abordando algumas de suas transformações, questionando perspectivas autocentradas. Concluímos ressaltando a importância de se abandonar análises midiacêntricas a fim de se compreender a formação e a experiência dos telespectadores atuais, bem como as novas realidades que estão sendo construídas em meio a esse televisionamento do mundo.
Abstract: Television historically has been thought through a series of dichotomous relations, with a well-delimited and pacified “inside” and “outside”. In contrast to this perspective, in this article, we seek to develop a historic and reflexive exercise on modes of understanding of TV, from a term that has been widely used, but has been falling into disuse in recent years: it is “televising”. From the recovery of the strength of this metaphor and the exploration of certain current media phenomena (coming from “conventional” TV and YouTube, for example), we propose a tour of different television textualities, addressing some of its transformations, questioning self-centered perspectives. We conclude by emphasizing the importance of abandoning mid-centric analysis in order to understand the training and experience of current viewers, as well as the new realities that are being constructed in the midst of this world televising.
Assunto: Temporalidade
Televisão
Mídia
Comunicação - Aspectos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.36156
URI: http://hdl.handle.net/1843/68977
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/36156
metadata.dc.relation.ispartof: Revista FAMECOS
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