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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Representatividade, subjetividade, resistência e educação de meninas negras
Título(s) alternativo(s): Representation, subjectivity, resistance and education of black girls
Autor(es): Luciléia da Silva Vieira
Frederico Assis Cardoso
Resumen: Este texto comunica o resultado de um estudo que produziu reflexões e análises sobre mulheres negras na contemporaneidade. Seu objetivo é analisar a relação existente entre os conceitos de representatividade, subjetividade e resistência a partir das narrativas de jovens mulheres negras. A investigação fez uso de um procedimento metodológico que priorizou acompanhar cinco jovens em uma organização de proteção social. As atividades incluíram observação participante e intervenções na forma de oficinas. Como referencial teórico, a pesquisa esteve vinculada ao campo da sociologia da educação, com destaque para os estudos étnico-raciais. O argumento central do trabalho é o de que corpos negros femininos são um pressuposto político de resistência social ao machismo e ao racismo na sociedade.
Abstract: This paper communicates the result of a study that produced reflections and analyses on contemporary Black women. Its main goal is to analyze the relationship among the concepts of representativeness, subjectivity and resistance from the narratives of young Black women. This research used a methodological approach that prioritized monitoring five young women from a social protection organization. Activities included participant observation and interventions in the form of workshops. Concerning the theoretical framework, the research was connected with the field of sociology of education, with an emphasis on ethnic-racial studies. The main argument of this paper is that Black female bodies are a political presupposition of social resistance to sexism and racism in society.
Asunto: Educação
Corpo negro
Subjetividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v25i1.62213
URI: http://hdl.handle.net/1843/71327
Fecha del documento: 24-may-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/62213
metadata.dc.relation.ispartof: Teoria e Prática da Educação
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