Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/71327
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Representatividade, subjetividade, resistência e educação de meninas negras |
Título(s) alternativo(s): | Representation, subjectivity, resistance and education of black girls |
Autor(es): | Luciléia da Silva Vieira Frederico Assis Cardoso |
Resumo: | Este texto comunica o resultado de um estudo que produziu reflexões e análises sobre mulheres negras na contemporaneidade. Seu objetivo é analisar a relação existente entre os conceitos de representatividade, subjetividade e resistência a partir das narrativas de jovens mulheres negras. A investigação fez uso de um procedimento metodológico que priorizou acompanhar cinco jovens em uma organização de proteção social. As atividades incluíram observação participante e intervenções na forma de oficinas. Como referencial teórico, a pesquisa esteve vinculada ao campo da sociologia da educação, com destaque para os estudos étnico-raciais. O argumento central do trabalho é o de que corpos negros femininos são um pressuposto político de resistência social ao machismo e ao racismo na sociedade. |
Abstract: | This paper communicates the result of a study that produced reflections and analyses on contemporary Black women. Its main goal is to analyze the relationship among the concepts of representativeness, subjectivity and resistance from the narratives of young Black women. This research used a methodological approach that prioritized monitoring five young women from a social protection organization. Activities included participant observation and interventions in the form of workshops. Concerning the theoretical framework, the research was connected with the field of sociology of education, with an emphasis on ethnic-racial studies. The main argument of this paper is that Black female bodies are a political presupposition of social resistance to sexism and racism in society. |
Assunto: | Educação Corpo negro Subjetividade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.4025/tpe.v25i1.62213 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/71327 |
Data do documento: | 24-Mai-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/62213 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Teoria e Prática da Educação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
representatividade, subjetividade, resistência e educação de meninas negras.pdf | 181.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.