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dc.creatorLuciléia da Silva Vieirapt_BR
dc.creatorFrederico Assis Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-24T18:23:32Z-
dc.date.available2024-07-24T18:23:32Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage4pt_BR
dc.citation.epage23pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4025/tpe.v25i1.62213pt_BR
dc.identifier.issn2237-8707pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/71327-
dc.description.abstractThis paper communicates the result of a study that produced reflections and analyses on contemporary Black women. Its main goal is to analyze the relationship among the concepts of representativeness, subjectivity and resistance from the narratives of young Black women. This research used a methodological approach that prioritized monitoring five young women from a social protection organization. Activities included participant observation and interventions in the form of workshops. Concerning the theoretical framework, the research was connected with the field of sociology of education, with an emphasis on ethnic-racial studies. The main argument of this paper is that Black female bodies are a political presupposition of social resistance to sexism and racism in society.pt_BR
dc.description.resumoEste texto comunica o resultado de um estudo que produziu reflexões e análises sobre mulheres negras na contemporaneidade. Seu objetivo é analisar a relação existente entre os conceitos de representatividade, subjetividade e resistência a partir das narrativas de jovens mulheres negras. A investigação fez uso de um procedimento metodológico que priorizou acompanhar cinco jovens em uma organização de proteção social. As atividades incluíram observação participante e intervenções na forma de oficinas. Como referencial teórico, a pesquisa esteve vinculada ao campo da sociologia da educação, com destaque para os estudos étnico-raciais. O argumento central do trabalho é o de que corpos negros femininos são um pressuposto político de resistência social ao machismo e ao racismo na sociedade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofTeoria e Prática da Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpos negros femininospt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCorpo negropt_BR
dc.subject.otherSubjetividadept_BR
dc.titleRepresentatividade, subjetividade, resistência e educação de meninas negraspt_BR
dc.title.alternativeRepresentation, subjectivity, resistance and education of black girlspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/62213pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2900-4182pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2704-3652pt_BR
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