Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/73650
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Guilherme da Silva Lima | pt_BR |
dc.creator | Marcelo Giordan | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T21:44:01Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T21:44:01Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.volume | 19 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 23 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.1590/1983-21172017190122 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-2117 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/73650 | - |
dc.description.abstract | One investigates the planning and purposes of using scientific communication materials in classrooms. For this, we have analyzed four hundred didactic sequences produced by Science teachers in a long term specialization course offered to teachers of public teaching system of the state of São Paulo. Therefore, we follow a qualitative-quantitative approach. The analyzes pointed out eight distinct purposes of using scientific communication in the classroom and they also outlined the communication tools as the supports most used by teachers. | pt_BR |
dc.description.resumo | Investigamos o planejamento e os propósitos de uso de materiais de divulgação científica em situações formais de ensino. Para tanto, o estudo contou com a análise de quatrocentas sequências didáticas produzidas por professores de Ciências em um curso de especialização oferecido aos professores da rede estadual de ensino de São Paulo. Trata-se, portanto, de um trabalho de abordagem quali-quantitativa. As análises apontaram oito propósitos distintos de uso da divulgação científica em sala de aula e delinearam, ainda, as ferramentas comunicativas que compõem os suportes de divulgação científica mais utilizados pelos professores. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject.other | Sequências didáticas | pt_BR |
dc.subject.other | Pesquisa quantitativa | pt_BR |
dc.subject.other | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.title | Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino | pt_BR |
dc.title.alternative | Purposes of scientific communication in the teaching planning | pt_BR |
dc.title.alternative | Propósitos de la divulgación científica en el planeamiento de enseñanza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.scielo.br/j/epec/a/gN7tSz7fzR8nKvby65zQQ6v/?lang=pt | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PROPÓSITOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO PLANEJAMENTO DE ENSINO.pdf | 717.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.