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Tipo: Dissertação
Título: Juventude queer: modos de subjetivação, construção da abjeção e focos de resistência
Título(s) alternativo(s): Queer youth: modes of subjectivation, construction of abjection and sources of resistance
Autor(es): Kele Frossard
primer Tutor: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Resumen: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa narrativa de abordagem autobiográfica que teve como objetivo analisar os elementos que incidiram nos processos de subjetivação de jovens queers durante suas trajetórias escolares. Estas/es jovens estiveram em um grupo que tinha como objetivo proporcionar rodas de conversa acerca de gênero e sexualidade em uma escola na qual todas/os estudaram no Ensino Fundamental. Seis jovens que fizeram parte deste grupo reconstruíram e deram sentido as experiências que cada uma/um vivenciou nesta escola em comum e nas demais escolas pelas quais passaram até o momento em que participaram da pesquisa quando finalizavam o Ensino Médio. Operando com conceitos retirados dos estudos queer e das filosofias da diferença de Judith Butler e Michel Foucault, o argumento geral desta dissertação é o de que estas/es jovens se constituíram em escolas em um contexto interiorano que, por um lado, reproduziam as normas de gênero constituindo um subjetividade abjeta, e, por outro, encontraram no ciberespaço e nas brechas do sistema escolar, espaços de negociação de suas existências constituindo uma subjetividade voltada para práticas de liberdade que criaram novos modos de ser e estar no ambiente escolar
Abstract: This dissertation is the result of narrative research with an autobiographical approach that aimed to analyze the elements that had an impact on the subjectivation processes of young queers during their school careers. These young people were part of a group that aimed to provide conversation circles about gender and sexuality in a school where they all studied in elementary school. The six young people who took part in this group reconstructed and gave meaning to the experiences that each of them had had in this school and in the other schools they had been to up until the moment they took part in the research, when they were finishing secondary school. Operating with concepts taken from queer studies and the philosophies of difference of Judith Butler and Michel Foucault, the general argument of this dissertation is that these young people were constituted in schools in a rural context which, on the one hand, reproduced gender norms, constituting an abject subjectivity, and, on the other hand, found in cyberspace and in the gaps in the school system, spaces for negotiating their existences, constituting a subjectivity focused on practices of freedom which created new ways of being in the school environment.
Asunto: Juventude
Pessoas LGBTQ+
Identidade de gênero
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/74330
Fecha del documento: 27-mar-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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