Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/74870
Tipo: Artigo de Evento
Título: Elementos estruturadores do ensino de geografia por investigação: o que dizem os trabalhos internacionais?
Título(s) alternativo(s): Structuring elements of geography teaching through research: what do international studies say?
Autor(es): Jackson Junio Paulino de Morais
Valéria de Oliveira Roque Ascenção
Resumen: Este artigo tem como objetivo discutir acerca dos elementos estruturadores do Ensino de Geografia por Investigação e apresentar um caminho didático-metodológico que favoreça sua mobilização. Acreditamos que o Ensino de Geografia por Investigação seja uma abordagem didática, pois está diretamente relacionada às diversas maneiras em que o professor concebe, constrói e conduz suas aulas, além de agir e interagir de forma a suscitar e desenvolver a abordagem de temas e conteúdos com seus discentes. Na busca pelos elementos constituintes dessa abordagem, recorremos, de início, à identificação e compreensão de distintos modos em que o Ensino por Investigação – e seus análogos – têm sido empregados em trabalhos sobre Ensino de Geografia publicados no período de 2006 a 2021, no Scientific Electronic Library Online (Scielo), Educational Resources Information Center (ERIC), e Google Acadêmico. Uma vez desveladas as investigações preconizadas nessas publicações, foram elas cotejadas aos elementos que consideramos fundamentais ao Ensino de Geografia, cientes de que não há um caminho único que conduza este processo. Defendemos, ao final deste trabalho, que embora haja distintos caminhos para a construção do Ensino de Geografia por Investigação, em todos trabalhos analisados se registra a permanência de alguns elementos, de uma assinatura, sem a qual, embora se estude um fato ou fenômeno espacial, não será ela necessariamente uma investigação geográfica. E que há também, um elemento imprescindível que norteia e facilita o trabalho docente nessa jornada: o currículo.
Abstract: This article aims to discuss the structuring elements of Teaching Geography through Inquiry and to present a didactic-methodological path that favors its mobilization. We believe that Teaching Geography through Inquiry is a didactic approach, since it is directly related to the different ways in which the teacher conceives, constructs and conducts his/her classes, in addition to acting and interacting in order to raise and develop the approach to themes and contents with his/her students. In the search for the constituent elements of this approach, we resort, first, to the identification and understanding of different ways in which Teaching through Inquiry – and its analogues – have been used in works on Teaching Geography published between 2006 and 2021, in the Scientific Electronic Library Online (Scielo), Educational Resources Information Center (ERIC), and Google Scholar. Once the investigations advocated in these publications were revealed, they were compared with the elements that we consider fundamental to the Teaching of Geography, aware that there is no single path that leads to this process. At the end of this work, we argue that although there are different paths for the construction of the Teaching of Geography through Investigation, in all the works analyzed, some elements remain, a signature, without which, although a spatial fact or phenomenon is studied, it will not necessarily be a geographical investigation. And that there is also an essential element that guides and facilitates the teaching work in this journey: the curriculum.
Asunto: Geografia, Estudo e Ensino
Didática
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74870
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2022/10/ELEMENTOS-ESTRUTURADORES-DO-ENSINO-DE-GEOGRAFIA-POR-INVESTIGACAO-O-QUE-DIZEM-OS-TRABALHOS-INTERNACIONAIS.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Fórum Nacional Nepeg de Formação de Professores de Geografia
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Eelementos estruturadores.pdfA.pdf250.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.