Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74877
Type: Artigo de Periódico
Title: Complexidade conceitual na construção do conhecimento do conteúdo por professores de geografia
Other Titles: Conceptual complexity in the construction of knowledge content by teachers of geography
Authors: Roberto Célio Valadão
Valéria de Oliveira Roque Ascenção
Abstract: Este trabalho trata de uma investigação referente à apropriação conceitual por professores de Geografia. A partir de trabalhos de Bernstein (1996), Shulman (1986) e Bloom et al. (1956), buscou-se identificar operações intelectuais arregimentadas por professores de Geografia ao lançarem mão do conhecimento conceitual do conteúdo, com fins de interpretar a espacialidade de um dado fenômeno. Tais interpretações foram construídas com base em mapas conceituais, produzidos por professores de Geografia atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, durante uma oficina formativa. Constatou-se, através desses mapas conceituais, que a maioria dos sujeitos de pesquisa não conseguiu lidar com os conceitos como constituintes de um raciocínio espacial, mas sim como meros informativos acerca de elementos presentes no fenômeno foco.
Abstract: This paper deals with an investigation concerning Geography teachers’ conceptual appropriation. Framed by the insights from Bernstein (1996), Shulman (1986) and Bloom et al. (1956), we sought to identify which intellectual operations Geography teachers employed when they resorted to conceptual knowledge of the content to interpret the spatiality of a given phenomenon. Interpretations were built on the basis of conceptual maps produced by the Geography teachers working in the final years of elementary school as well as high school during a teacher development workshop. Results from the use of these conceptual maps show that most of the Geography teachers could not deal with the concepts as constituents of a spatial reasoning, but rather as mere information about elements present in the focus phenomenon.
Subject: Geografia, Estudo e Ensino
Professor, Formação Profissional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.458
URI: http://hdl.handle.net/1843/74877
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/458
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação em Geografia
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Complexidade conceitual.pdfA.pdf511.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.