Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74878
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pigmaleão, Vênus e Galateia: interfaces entre a prática e a formação docente em geografia
Título(s) alternativo(s): Pigmalión, Venus y Galatea: interfaces entre la práctica y la formación docente en geografía
Autor(es): Jackson Junio Paulino de Morais
Valéria de Oliveira Roque Ascenção
Carolina Silva Rodrigues
Tais Lima da Silva
Resumo: Este artigo e o resultado da análise dos dados obtidos durante a “viiOfi-cina de Interpretações Geográficas: Espacialidade e Práticas de Ensino”, realizada pelo Grupo de Ensino e Pesquisa em Geografia (gepegeo). Neste texto, procuramos compreender em que medida possíveis fragilidades do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (pck) influenciam na expec-tativa sobre a formação e prática docente. Para isso, foram analisadas as narrativas proferidas por um grupo de docentes, sujeitos desta inves-tigação e participantes da referida oficina, através da metodologia da análise crítica da narrativa. Por fim, concluiu-se que em processos de formação docente, pode ocorrer algo aqui, metaforicamente, associado ao “mito de Pigmaleão”, quando se torna o outro responsável pelo seu próprio desenvolvimento frente ao conhecimento.
Abstract: Este artículo es resultado del análisis de los datos obtenidos durante el “vii Taller de Interpretaciones Geográficas: Espacialidad y Prácticas Docentes”, realizado por el Grupo de Docencia e Investigación en Geo-grafía (gepegeo). En este texto, buscamos comprender en qué medida las posibles debilidades en el Conocimiento Pedagógico del Contenido (pck) influyen en las expectativas sobre la formación y práctica docente. Para esto, se analizaron las narrativas de un grupo de profesores, suje-tos de esta investigación y participantes del referido taller, mediante la metodología de análisis crítico de la narrativa. Finalmente, se concluyó que en los procesos de formación del profesorado puede ocurrir algo, metafóricamente asociado al “mito de Pigmalión”, cuando la otra per-sona se hace responsable de su desarrollo en términos de conocimiento.
Assunto: Geografia, Estudo e Ensino
Professor, Formação Profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.17227/Anekumene.2021.num21.16859
URI: http://hdl.handle.net/1843/74878
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.upn.edu.co/index.php/anekumene/article/view/16859
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Anekumene
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pigmaleão, Vênus e Galateia.pdfA.pdf652.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.