Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74879
Type: Artigo de Periódico
Title: Educação geográfica e o ensino por investigação: uma reflexão a luz dos conceitos de práticas epistêmicas e comunidade de prática
Other Titles: Geographical education and research-based teaching: a reflection in light of the concepts of epistemic practices and community of practice
Authors: Diego Martins da Cruz
Valéria de Oliveira Roque Ascenção
Abstract: Este estudo de caráter teórico realizado por revisão bibliográfica tem por objetivo reunir argumentos que chamem atenção para a importância da Geografia consolidar sua contribuição para a aprendizagem científica na educação básica. Para isso reflete-se sobre o modo como comumente o conhecimento é abordado em sala de aula apontando o que acreditamos ser limites para então trazer uma proposta de metodologia ativa a partir do ensino por investigação gestada a luz dos conceitos de comunidade de prática (LAVE; WENGER, 1991), práticas epistêmicas (SANDOVAL, 2005) e situação geográfica (SILVEIRA, 2006). Acredita-se que o ensino por investigação forneça subsídios para consolidar competências metacognitivas nos sujeitos aprendizes ao possibilitar um processo de ensino aprendizagem contextualmente ancorado e cientificamente amparado. Por esse motivo buscou-se elencar práticas epistêmicas importantes do fazer geográfico que possuem potencial pedagógico para serem apropriadas na educação básica como ferramentas para promoção da aprendizagem científica dos sujeitos aprendizes e consequentemente de sua formação cidadã.
Abstract: This theoretical study carried out by bibliographic review aims to gather arguments that call attention to the importance of Geography to consolidate its contribution to scientific learning in basic education. For this, we reflect on the way knowledge is commonly approached in the classroom, pointing out what we believe to be limits to then bring a proposal for an active methodology based on teaching by investigation gestated in the light of the concepts of community of practice (LAVE; WENGER, 1991), epistemic practices (SANDOVAL, 2005) and geographic situation (SILVEIRA, 2006). It is believed that teaching through investigation provides subsidies to consolidate metacognitive competences in the learning subjects by enabling a teaching-learning process that is contextually anchored and scientifically supported. For this reason, we sought to list important epistemic practices of geographic practice that have pedagogical potential to be appropriate in basic education, as tools to promote the scientific learning of apprentice subjects and, consequently, their citizenship formation.
Subject: Geografia, Estudo e Ensino
Epistemologia
Ciência e Sociedade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74879
Issue Date: 2023
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/62086
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Percurso
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação geográfica e o ensino por investigação.pdfA.pdf193.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.