Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/75846
Tipo: Dissertação
Título: Ocupa UFMG 2016 : a experiência da ocupação estudantil e a construção de sentidos da docência
Autor(es): Matheus Rodrigues Moreira
primer Tutor: José Ângelo Gariglio
primer miembro del tribunal : Maria José Batista Pinto Flores
Segundo miembro del tribunal: Fernando Conde Veiga
Resumen: Além de um espaço de luta e ação social orientada para inserção na macropolítica brasileira, as ocupações estudantis de 2016 provocaram a criação de tempos e espaços outros para as instituições de educação, gerando impactos na formação de saberes sobre educação e política naqueles que participaram deste movimento. De maneira especial, temos a participação dos estudantes de licenciaturas, que, em seus processos de formação docente, se inseriram e construíram as ocupações. Por essa razão, é possível concebê-las como espaços alternativos de formação docente, uma vez que trouxeram impactos nas subjetividades dos sujeitos dos professores que ocuparam a Universidade, orientadas na produção de práticas, metodologias e currículos que politizaram a educação e transformaram as diferentes significações que traziam sobre a docência. Essa dissertação buscou mapear as subjetividades a partir da identificação dos sentidos de docência apreendidos pelos professores e professoras, que participaram das ocupações da UFMG enquanto licenciandos. A metodologia utilizada para a construção da pesquisa foi a entrevista semiestruturada e os núcleos de significação. A partir disso, verificou que as ocupações trouxeram impactos na concepção de docência dos professores, de forma especial, em relação à política, ao trabalho com as juventudes e a constituição de uma humana docência.
Asunto: Educação
Professores - Formação
Movimentos estudantis
Movimentos sociais
Estudantes universitários - Atividades políticas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75846
Fecha del documento: 1-sep-2029
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação Matheus Corrigida.pdf2.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.