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dc.contributor.advisor1José Ângelo Garigliopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524038089245903pt_BR
dc.contributor.referee1Maria José Batista Pinto Florespt_BR
dc.contributor.referee2Fernando Conde Veigapt_BR
dc.creatorMatheus Rodrigues Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2421022985345719pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-30T15:19:50Z-
dc.date.available2024-08-30T15:19:50Z-
dc.date.issued2029-09-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75846-
dc.description.resumoAlém de um espaço de luta e ação social orientada para inserção na macropolítica brasileira, as ocupações estudantis de 2016 provocaram a criação de tempos e espaços outros para as instituições de educação, gerando impactos na formação de saberes sobre educação e política naqueles que participaram deste movimento. De maneira especial, temos a participação dos estudantes de licenciaturas, que, em seus processos de formação docente, se inseriram e construíram as ocupações. Por essa razão, é possível concebê-las como espaços alternativos de formação docente, uma vez que trouxeram impactos nas subjetividades dos sujeitos dos professores que ocuparam a Universidade, orientadas na produção de práticas, metodologias e currículos que politizaram a educação e transformaram as diferentes significações que traziam sobre a docência. Essa dissertação buscou mapear as subjetividades a partir da identificação dos sentidos de docência apreendidos pelos professores e professoras, que participaram das ocupações da UFMG enquanto licenciandos. A metodologia utilizada para a construção da pesquisa foi a entrevista semiestruturada e os núcleos de significação. A partir disso, verificou que as ocupações trouxeram impactos na concepção de docência dos professores, de forma especial, em relação à política, ao trabalho com as juventudes e a constituição de uma humana docência.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOcupações-estudantispt_BR
dc.subjectSentidos da docênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação e movimentos sociaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherMovimentos estudantispt_BR
dc.subject.otherMovimentos sociaispt_BR
dc.subject.otherEstudantes universitários - Atividades políticaspt_BR
dc.titleOcupa UFMG 2016 : a experiência da ocupação estudantil e a construção de sentidos da docênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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