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http://hdl.handle.net/1843/75885
Tipo: | Tese |
Título: | Bacharelado de gestão territorial indígena: aprendendo com os Ye'kwana entre práticas, diferenças e acordos no Insikiran (UFRR) |
Autor(es): | Daniel Bampi Rosar |
primer Tutor: | Ana Maria Rabelo Gomes |
primer miembro del tribunal : | Pedro Rocha de Almeida e Castro |
Segundo miembro del tribunal: | Alessandro Roberto de Oliveira |
Tercer miembro del tribunal: | Pablo de Castro Albernaz |
Cuarto miembro del tribunal: | Paulo Roberto Maia Figueiredo |
Resumen: | Com a demarcação das terras indígenas, surge a necessidade de buscar um bem-viver para os povos que terão elas como seu território. Esse momento pós-demarcatório apresenta junto os desafios do mundo atual, das mudanças e de um espaço delimitado. A gestão territorial indígena emergiu desse contexto, propondo algumas soluções e aglutinando uma diversidade de agentes que formam campos de praticantes. Entender como instituições de ensino participam desse campo, especificamente na formação de indígenas, torna-se relevante, pois ao mesmo tempo a educação escolar tem ganhado força entre eles. Nesta tese, trato da experiência no trabalho com formação indígena desde 2010, centrado em dois casos. O primeiro é o bacharelado em Gestão Territorial Indígena, oferecido pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Roraima. Foi o primeiro curso de bacharelado específico para indígenas, com turmas ingressando anualmente desde março de 2010, e é onde trabalho como docente desde seu início. O outro é a discussão com o povo Ye’kwana que vive no Brasil, dentro da terra indígena Yanomami, de uma proposta de escola de nível médio-técnico direcionada pelas necessidades territoriais. O acúmulo com essas experiências traz elementos que procurei discutir neste texto, propondo uma análise baseada nas práticas, alteridades e acordos pragmáticos. |
Asunto: | Educação Índios Ye'kwana - Educação Territorialidade humana Escolas indígenas Indígenas - Ensino superior |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/75885 |
Fecha del documento: | 27-feb-2023 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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