Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75885
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dc.contributor.advisor1Ana Maria Rabelo Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9504461153751227pt_BR
dc.contributor.referee1Pedro Rocha de Almeida e Castropt_BR
dc.contributor.referee2Alessandro Roberto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Pablo de Castro Albernazpt_BR
dc.contributor.referee4Paulo Roberto Maia Figueiredopt_BR
dc.creatorDaniel Bampi Rosarpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1672661466283048pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-03T10:53:38Z-
dc.date.available2024-09-03T10:53:38Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75885-
dc.description.resumoCom a demarcação das terras indígenas, surge a necessidade de buscar um bem-viver para os povos que terão elas como seu território. Esse momento pós-demarcatório apresenta junto os desafios do mundo atual, das mudanças e de um espaço delimitado. A gestão territorial indígena emergiu desse contexto, propondo algumas soluções e aglutinando uma diversidade de agentes que formam campos de praticantes. Entender como instituições de ensino participam desse campo, especificamente na formação de indígenas, torna-se relevante, pois ao mesmo tempo a educação escolar tem ganhado força entre eles. Nesta tese, trato da experiência no trabalho com formação indígena desde 2010, centrado em dois casos. O primeiro é o bacharelado em Gestão Territorial Indígena, oferecido pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Roraima. Foi o primeiro curso de bacharelado específico para indígenas, com turmas ingressando anualmente desde março de 2010, e é onde trabalho como docente desde seu início. O outro é a discussão com o povo Ye’kwana que vive no Brasil, dentro da terra indígena Yanomami, de uma proposta de escola de nível médio-técnico direcionada pelas necessidades territoriais. O acúmulo com essas experiências traz elementos que procurei discutir neste texto, propondo uma análise baseada nas práticas, alteridades e acordos pragmáticos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGestão territorial indígenapt_BR
dc.subjectFormação superior indígenapt_BR
dc.subjectAlteridadespt_BR
dc.subjectPovo Ye'kwanapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherÍndios Ye'kwana - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherTerritorialidade humanapt_BR
dc.subject.otherEscolas indígenaspt_BR
dc.subject.otherIndígenas - Ensino superiorpt_BR
dc.titleBacharelado de gestão territorial indígena: aprendendo com os Ye'kwana entre práticas, diferenças e acordos no Insikiran (UFRR)pt_BR
dc.typeTesept_BR
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(versão final) BACHARELADO DE GESTÃO TERRITORIAL INDÍGENA - Daniel Rosar_240425.pdf3.95 MBAdobe PDFView/Open


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