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http://hdl.handle.net/1843/75885
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ana Maria Rabelo Gomes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9504461153751227 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pedro Rocha de Almeida e Castro | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alessandro Roberto de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pablo de Castro Albernaz | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Paulo Roberto Maia Figueiredo | pt_BR |
dc.creator | Daniel Bampi Rosar | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1672661466283048 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T10:53:38Z | - |
dc.date.available | 2024-09-03T10:53:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/75885 | - |
dc.description.resumo | Com a demarcação das terras indígenas, surge a necessidade de buscar um bem-viver para os povos que terão elas como seu território. Esse momento pós-demarcatório apresenta junto os desafios do mundo atual, das mudanças e de um espaço delimitado. A gestão territorial indígena emergiu desse contexto, propondo algumas soluções e aglutinando uma diversidade de agentes que formam campos de praticantes. Entender como instituições de ensino participam desse campo, especificamente na formação de indígenas, torna-se relevante, pois ao mesmo tempo a educação escolar tem ganhado força entre eles. Nesta tese, trato da experiência no trabalho com formação indígena desde 2010, centrado em dois casos. O primeiro é o bacharelado em Gestão Territorial Indígena, oferecido pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Roraima. Foi o primeiro curso de bacharelado específico para indígenas, com turmas ingressando anualmente desde março de 2010, e é onde trabalho como docente desde seu início. O outro é a discussão com o povo Ye’kwana que vive no Brasil, dentro da terra indígena Yanomami, de uma proposta de escola de nível médio-técnico direcionada pelas necessidades territoriais. O acúmulo com essas experiências traz elementos que procurei discutir neste texto, propondo uma análise baseada nas práticas, alteridades e acordos pragmáticos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Gestão territorial indígena | pt_BR |
dc.subject | Formação superior indígena | pt_BR |
dc.subject | Alteridades | pt_BR |
dc.subject | Povo Ye'kwana | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Índios Ye'kwana - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Territorialidade humana | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas indígenas | pt_BR |
dc.subject.other | Indígenas - Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Bacharelado de gestão territorial indígena: aprendendo com os Ye'kwana entre práticas, diferenças e acordos no Insikiran (UFRR) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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(versão final) BACHARELADO DE GESTÃO TERRITORIAL INDÍGENA - Daniel Rosar_240425.pdf | 3.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
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