Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/75917
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensino de direito em Angola e a dominação portuguesa pela doutrina jurídica: a visão dos estudantes da FDUON
Título(s) alternativo(s): Teaching law in Angola and portuguese domination by legal doctrine: the view of FDUON students
Autor(es): Inácio da Ressurreição Mamboma Luemba
Míria Gomes de Oliveira
Resumen: Procuramos, no presente estudo, refletir sobre o ensino de Direito em Angola, buscando entender como as barreiras linguísticas geram impactos no aprendizado da moral jurídica. Para efeitos dessa reflexão, discorreremos sobre o contexto sócio-histórico e o sistema de ensino angolanos. A par dos subsídios teóricos de Vicente (2010), Grosfoguel (2010), Santos (2010), e mediante as orientações metodológicas da Análise Crítica do Discurso (VAN DIJK, 2008; OLIVEIRA e SILVA, 2017), analisaremos respostas ao questionário de pesquisa sobre as práticas de leitura e escrita jurídica de alunos do terceiro ano do curso de Direito da FDUON. As análises revelam que, apesar do processo de “descolonização”, o ensino de Direito em Angola é regido pela base do Direito português e europeu. Notamos, ainda, discursos que podem nos auxiliar a desvendar marcas coloniais neste contexto
Abstract: We seek, in the present study, to reflect on the teaching of Law in Angola, seeking to understand how language barriers generate impacts on the learning of legal morals. For the purposes of this reflection, we will take into account the socio-historical context and the Angolan education system. Alongside the theoretical subsidies of Vicente (2010), Grosfoguel (2010), Santos (2010), and through the methodological guidelines of Critical Discourse Analysis (VAN DIJK, 2008; OLIVEIRA and SILVA, 2017), we will analyze responses to the research questionnaire on the reading and writing practices of law students in the third year of the FDUON Law course. The analyzes reveal that, despite the process of “decolonization”, the teaching of Law in Angola is governed by the basis of Portuguese and European Law. We also verified discourses that can help us to unveil colonial marks in this context.
Asunto: Direito -- Ensino
Decolonialidade na educação
Decolonialidade
Análise do discurso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v22.1890
URI: http://hdl.handle.net/1843/75917
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: http://curriculosemfronteiras.org/vol22articles/luemba-oliveira.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Currículo sem Fronteiras
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Ensino de direito em angola e a dominação portuguesa pela doutrina jurídica.pdf342.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.