Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75918
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dc.creatorMônica Castagna Molinapt_BR
dc.creatorSalomão Antônio Mufarrej Hagept_BR
dc.creatorMaria de Fátima Almeida Martinspt_BR
dc.creatorMarcelo Fabiano Rodrigues Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-03T17:33:32Z-
dc.date.available2024-09-03T17:33:32Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.citation.volume47pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage458pt_BR
dc.citation.epage475pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72097pt_BR
dc.identifier.issn1981-8416pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75918-
dc.description.abstractThe article presents research results on the performance of graduates of the Degree in Rural Education from federal institutions in the North, Midwest, and Southeast regions of Brazil, aiming to demonstrate the importance of the courses in defense of Education for the peasants. The methodology of documental analysis of theses and dissertations on the graduates of the LEdoCs, of published articles that deal with this them and of the Pedagogical Political Projects of the courses, was adopted. The results show the importance of the Degree in Rural Education in the territories in focus, by expanding access to Higher Education with a significant offer of vacancies aimed at peasant, as well as the importance of these forming courses in the process of knowledge production.pt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta resultados de pesquisas sobre a atuação de egressos(as) dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo de instituições federais das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, objetivando demonstrar a importância dos cursos em defesa da garantia do direito à Educação para os sujeitos camponeses. Adotou-se a metodologia de análise documental de teses e dissertações sobre os egressos das LEdoCs, de artigos publicados que tratam dessa temática, além dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos analisados. Os resultados evidenciam a importância da Licenciatura em Educação do Campo nos territórios em foco, ao ampliar o acesso à Educação Superior com uma significativa oferta de vagas direcionadas aos sujeitos camponeses, bem como a importância desses cursos de formação no processo de produção de conhecimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofInter-Açãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectFormação de educadorespt_BR
dc.subjectDireito à Educaçãopt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subject.otherProfessores -- Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.subject.otherDireito à educaçãopt_BR
dc.titleLicenciatura em educação do campo e a garantia do direito à educação: contribuições de pesquisas sobre a atuação de seus egressospt_BR
dc.title.alternativeDegree in rural education and the guarantee of the right to education: research contributions on the performance of its graduatespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72097pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9901-9526pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2859-1346pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9244-3404pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9021-9596pt_BR
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