Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75945
Type: Artigo de Periódico
Title: Entre movimentos, inclusive os sociais: reflexões sobre políticas de conhecimento e de identidade na formação de professores de matemática
Other Titles: Among movements, including the social ones: a discussion about knowledge and identity policies in the mathematics teachers training
Authors: Gleice Aparecida de Moraes Lima
Filipe Santos Fernandes
Abstract: Este artigo propõe uma discussão sobre políticas de conhecimento e de identidade demandadas e promovidas em cursos de formação de professores de matemática. Junto às aprendizagens que se dão no encontro entre os movimentos sociais, os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e a formação de professores de matemática, promovem-se reflexões sobre as posições políticas e identitárias assumidas em processos formativos de professores de matemática, apontando para as contribuições do alinhamento dessas posições às demandas de coletivos historicamente subalternizados, como setores populares urbanos, periferias, indígenas, negros, adultos e idosos, camponeses, identidades sexuais, regionais, geracionais e tantas outras diversidades que compõem as territorialidades nas quais se situam esses cursos ou nas quais os sujeitos dessa formação poderão atuar. Defende-se uma educação matemática que assuma um radical posicionamento frente às resistências que os cursos de formação de professores têm de reconhecer coletivos sociais, étnicos e raciais em suas políticas de conhecimento, na valorização de suas lutas como orientadoras da construção de políticas de identidade não só desses coletivos, mas também do próprio professor de matemática quando formado em espaços que fazem reverberar essas lutas.
Abstract: This article proposes a discussion about knowledge and identity policies demanded and promoted in mathematics teacher training courses. Along with the learning takes place in the encounter between social movements, the Degree courses in Rural Education and the training of mathematics teachers, thoughts are promoted on the political and identity positions taken in the training processes of mathematics teachers, pointing to the contributions of the alignment of these positions to the demand of historically subordinated collectives, such as popular urban sectors, peripheries, indigenous people, black people, adults and elderly, peasants, sexual identities, regional people, generational identities and so many other diversities that make up the territorialities in which these courses are located or in which the professionals of this training will be able to act. We defend a mathematical education that takes a radical positioning in the face of resistance that teacher training courses have to recognize social, ethnic and racial groups in their knowledge policies, in valuing their struggles as guidelines for the construction of identity policies not only for these groups, but also for the mathematics teachers themselves when they are trained in places that make theses struggles reverberate.
Subject: Professores -- Formação
Educação rural
Língua portuguesa
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e83073
URI: http://hdl.handle.net/1843/75945
Issue Date: 25-Mar-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/83073
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Eletrônica de Educação Matemática
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Entre movimentos, inclusive os sociais.pdf326.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.