Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76163
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O papel da inteligência emocional no exercício da liderança
Autor(es): Guilherme Lopes Bessa
Primeiro Orientador: Mariana de Lima Caeiro
Primeiro membro da banca : Jussara Jéssica Pereira
Segundo membro da banca: Júlio Fernando Silva
Resumo: O controle das emoções pode ser um aliado fundamental para os líderes nas organizações, pois ao compreender e gerenciar as próprias emoções, podem ser mais assertivos em momento de tomadas decisões e em comunicar com seus liderados. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar o papel da Inteligência emocional (IE) para o exercício da liderança. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica das principais teorias da liderança e habilidades da inteligência emocional. A metodologia contou com uma pesquisa de campo com líderes e gestores de diferentes níveis hierárquicos, a fim de se relacionar os aspectos da IE com a liderança. A justificativa desse trabalho se mostra relevante para o entendimento teórico e prático da inteligência emocional, especialmente para líderes e gestores. Além disso, pode demonstrar para as corporações o quanto os líderes emocionalmente inteligentes podem agregar para o bem-estar do ambiente corporativo e seus colaboradores. A partir disso, surgiu a questão central do artigo, que é: o desenvolvimento das habilidades da inteligência emocional pode ser um aliado para o líder? As análises demostraram que os líderes respondentes da pesquisa possuem notas referentes a IE bem acima da média, de acordo com suas autopercepções, demonstrando o quanto essas habilidades são levadas em consideração para o exercício do cargo. Foi possível analisar também, que as habilidades e competências mais importantes para o cargo de gestão e liderança mencionadas pelos participantes da pesquisa são relacionadas a IE. As conclusões apontaram para a percepção acerca da importância da IE para os processos de tomada de decisão e melhor condução da equipe por parte dos líderes. Isso porque aqueles que demonstram a habilidade de entender as próprias emoções, controlam os impulsos e têm determinação para alcançar seus objetivos, tendem a compreender as emoções dos outros e gerenciar melhor os relacionamentos.
Abstract: The control of emotions can be a fundamental ally for leaders in organizations, as by understanding and managing their own emotions, they can be more assertive when making decisions and communicating with their teams. Considering this, the present study aimed to analyze the role of Emotional Intelligence (EI) in leadership. To achieve this, a literature review was conducted on the main theories of leadership and emotional intelligence skills. The methodology included field research with leaders and managers at different hierarchical levels to relate aspects of EI to leadership. The justification for this study is relevant for both theoretical and practical understanding of emotional intelligence, especially for leaders and managers. Additionally, it can demonstrate to corporations how emotionally intelligent leaders can contribute to the well-being of the corporate environment and its employees. From this, the central question of the article emerged: can the development of emotional intelligence skills be an ally for leaders? The analyses showed that the leaders surveyed had EI scores well above average according to their self-perceptions, highlighting how much these skills are valued in the exercise of leadership roles. It was also possible to analyze that the most important skills and competencies for management and leadership positions mentioned by the participants are related to EI. The conclusions pointed to the perception of the importance of EI for decision-making processes and better team management by leaders. This is because those who demonstrate the ability to understand their own emotions, control impulses, and have determination to achieve their goals tend to better understand others' emotions and manage relationships more effectively.
Assunto: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76163
Data do documento: 6-Ago-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PAPEL DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO EXERCÍCIO DA LIDERANÇA.pdfO papel da inteligência emocional no exercício da liderança763.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.