Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/76361
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Afinal, vale a pena divulgar emissões de carbono no Brasil?
Título(s) alternativo(s): After all, is it worth disclosing carbon emissions in Brazil?
Autor(es): Juliana Costa Ribeiro Prates
Alexandra Maria Rios Cabral
Bruna Camargos Avelino
Wagner Moura Lamounier
Resumen: Esta pesquisa busca investigar a relação entre a divulgação de emissão de carbono e o custo de capital de empresas brasileiras de capital aberto no perído de 2012 a 2017. Até o momento, no Brasil, não existem evidências empíricas para provar a relevância dessas informações voluntárias para o mercado de capitais, bem como os impactos que resultem em redução no custo de capital. Com o intuito de preencher essa lacuna sob a perspectiva da teoria de sinalização, realizou-se uma pesquisa com 27 empresas brasileiras de capital aberto listadas na B3. Foram utilizadas duas medidas de divulgação voluntária: o disclosure dos inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e os questionários do Carbon Disclosure Project (CDP) capazes de influenciar o custo médio ponderado de capital das firmas (WACC). As hipóteses de pesquisa foram verificadas por meio de regressão múltipla com dados em painel. Os resultados encontrados contribuem para a literatura, fornecendo evidências dos benefícios da divulgação de informações sobre mudanças climáticas no custo de capital das firmas brasileiras. Identificou-se que empresas poluentes possuem menor custo de capital e, mesmo sob risco de reputação, prevalecem ainda as vantagens da divulgação. Além disso, os achados fornecem subsídios às políticas regulatórias sobre evidenciação, gerenciamento e emissão de carbono das empresas brasileiras.
Abstract: This research seeks to investigate the relationship between carbon emission disclosure and the cost of capital of Brazilian publicly traded companies in the period from 2012 to 2017. So far, in Brazil, there is no empirical evidence to prove the relevance of such voluntary disclosure for the capital market, as well as the impacts that result in a reduction in the cost of capital. This research aims to fill this gap from the perspective of the signaling theory. The analysis was conducted with 27 publicly traded Brazilian companies listed on B3. Two voluntary disclosure measures were used: the disclosure of GHG emissions inventories and the Carbon Disclosure Project (CDP) questionnaires capable of influencing the firms' weighted average cost of capital (WACC). The research hypotheses were verified by means of multiple regression with panel data. The results found contribute to the literature by providing evidence of the benefits of disclosing information about climate change on the cost of capital of Brazilian firms. It was identified that polluting companies have a lower cost of capital and, even under reputational risk, the advantages of disclosure still prevail. Moreover, they provide subsidies to regulatory policies on disclosure, management and carbon emissions of Brazilian companies
Asunto: Mercado de capitais
Efeito estufa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.4025/enfoque.v42i1.58220
URI: http://hdl.handle.net/1843/76361
Fecha del documento: 2023
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/58220/751375155494
metadata.dc.relation.ispartof: Enfoque: Reflexão Contábil
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
afinal vale a pena divulgar emissões de carbono no Brasil.pdf629.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.