Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76406
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes
Título(s) alternativo(s): The physics as structure of technical knowledge from the perspective of students
Autor(es): Guilherme da Silva Lima
Edio da Costa Junior
Daniel Bretas Roa
Érica Castilho Rodrigues
Nathany Ferreira Jammal
Resumo: Discutir as interfaces entre a educação científica e a educação profissional e tecnológica envolve diversos fatores que compõem as condições concretas das atividades de ensino e aprendizagem. Dentre eles destacam-se: a composição do currículo; os métodos e abordagens de ensino; as políticas públicas que sustentam a formação profissional e tecnológica; além dos agentes diretamente responsáveis – professores e estudantes – pelas atividades e suas percepções. Dentre os diversos aspectos que compõem as interações entre a educação científica e a educação profissional, o objetivo do artigo é investigar a percepção dos alunos acerca das relações dos conteúdos da componente curricular Física na composição dos cursos profissionalizantes. Para tanto, será aplicado um questionário para coleta de dados e posterior análise estatística. A amostra será constituída por estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMG, campus Ouro Preto (IFMG-OP).
Abstract: Discussing the interfaces between scientific education and professional and technological education involves several factors that compose the concrete conditions of teaching and learning activities. With the aim of expand the debate about the interdisciplinarity between the curricular components known as propedeutics and techniques, this paper focuses on the student's perception. The students are essential subjects in the institutional composition and, ultimately, reason for the existence of the educationalinstitutions. Among the several aspects that compose the interactions between scientific education and professional education, the objective of this paper is to present and discuss results of students' perceptions about the content relations of the Physics curricular component in the composition of professional courses. For that, a questionnaire was created, validated and applied for data collection and posterior quantitative analysis; the method adopted was descriptive statistics. The sample consists of 249 students of the second and third years of technical courses integrated to the high school of the IFMG, Campus Ouro Preto (IFMG-OP).
Assunto: Interdisciplinaridade na educação
Educação profissional
Estudantes
Física - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.7867/1982-4866.2017v23n1p77-94
URI: http://hdl.handle.net/1843/76406
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6884
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Dynamis
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A FÍSICA COMO ESTRUTURANTE DO CONHECIMENTO TÉCNICO SOB A ÓTICA DOS ESTUDANTES.pdf588.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.