Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/76410
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Belo Horizonte, uma cidade educadora(?): uma análise das ações e políticas públicas voltadas para a infância
Título(s) alternativo(s): Belo Horizonte, an educational city(?): an analysis of actions and public policies on childhood
Autor(es): Luciano Silveira Coelho
Túlio Campos
Sheylazarth Presciliana Ribeiro
Éder Fernando Souza Cruz
Resumen: Este trabalho buscou refletir sobre a presença do Município de Belo Horizonte, Brasil, na Associação Internacional das Cidades Educadoras. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a temática em questão e uma análise documental com o intuito de identificar e analisar ações do Poder Público e da sociedade civil na promoção da inserção da criança nos espaços públicos da cidade. Verificou-se que as ações realizadas pelo Município, em especial o Programa Escola Integrada, trouxe avanços, mas ainda não garantiu uma efetiva apropriação dos espaços públicos na promoção de uma cidadania infantil. Dessa forma, conclui-se que Belo Horizonte se encontra em processo de constituição como cidade educadora, mas é preciso ir muito além do que está posto na direção de um compromisso com a ética pública.
Abstract: This work sought to reflect on the presence of the Municipality of Belo Horizonte, Brasil, in the International Association of Educating Cities. Therefore, a bibliographic review was made on the subject in question and a documentary analysis in order to identify and analyze actions by the government and civil society in promoting the insertion of children in public spaces in the city. It was found that the actions carried out by the Municipality, especially the Integrated School Program, brought advances, but it has not yet guaranteed an efective appropriation of public spaces in the promotion of children9s citizenship. Thus, we concluded that Belo Horizonte is in the process of being an educational city, but it is necessary to go far beyond what is set in the direction of a commitment to public ethics.
Asunto: Espaços públicos
Cidades e vilas
Política pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76410
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://desidades.ufrj.br/featured_topic/belo-horizonte-uma-cidade-educadora-uma-analise-das-acoes-e-politicas-publicas-voltadas-para-a-infancia/
metadata.dc.relation.ispartof: DESIDADES
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Belo horizonte, uma cidade educadora_ uma análise das ações e políticas públicas voltadas para a infância.pdf346.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.