Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76427
Tipo: Tese
Título: A imagem da inquietação
Título(s) alternativo(s): The image of unrest
Autor(es): Flávia Tresinari Bertinato
Primeiro Orientador: Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet
Primeiro membro da banca : Maria Elisa Martins Campos do Amaral
Segundo membro da banca: Taisa Helena Pascale Palhares
Terceiro membro da banca: Júlia Maia Rebouças
Quarto membro da banca: Guilherme da Silva Bueno
Resumo: A pesquisa A imagem da inquietação apresenta, em seu centro investigativo, questões concernentes à minha produção artística. A definição de um recorte de uma trajetória, entre instalações, esculturas, pinturas e fotografias, ancora-se na observação da abordagem em comum quanto à exploração da forma alegórica, mais especificamente naquilo que se refere à representação de figuras do feminino. O título da tese não deixa de se relacionar com o movimento de instabilidade do ir e vir no desdobrar-se da linguagem artística. A partir dessa característica de mobilidade e de tensão, presente na expressão de autoria do filósofo Walter Benjamin, ao qualificar a forma alegórica, encontro ainda bases de reflexão da própria noção de feminino. Para o filósofo, a forma alegórica se caracteriza, sobretudo, pela resistência em fixar-se em um único significado que segue estável na passagem do tempo. É nesse sentido que proponho, nesta tese, uma mediação das correspondências entre a alegoria e a noção de feminino, abarcando, também, a leitura de uma vertente da produção artística do Brasil na década de 1960, na música e no cinema, que encontrou na ampla exploração estética de recursos alegóricos (dentre outros, o trabalho abismal de metáforas, analogias e jogos dialéticos) maneiras de desmistificação e de enfrentamento dos signos alinhados aos mecanismos ideológicos dos poderes dominantes daquele período de repressões sociais dos governos ditatoriais. Na sequência deste estudo de cunho teórico e histórico, discuto trabalhos artísticos que produzi, e outros em processo, adentrando na reflexão da potência disruptiva da forma alegórica, a favor de uma matéria mutante, crítica às construções culturais homogeneizantes e normatizadoras que recaem sobre o signo feminino.
Abstract: The research The Image of Unrest presents questions concerning my artistic production in its investigative center. The decision to a trajectory segment containing installations, sculptures, paintings, and photographs is motivated by observing the common approach to exploring the allegorical form, specifically regarding the representation of feminine figures. The title of the thesis doesn´t leaves relate to the unstable movement of coming and going in the development of artistic language. Based on this characteristic of mobility and tension, present in the expression authored by the philosopher Walter Benjamin, when qualifying the allegorical form, I also find bases for reflection on the very notion of feminine. For the philosopher, the allegorical form is characterized mainly by the resistance to fixating on a single meaning that remains stable over time. It is in this sense that I propose, in this thesis, a meditation on the correspondences between allegory and the notion of feminine, also involving the reading of an aspect of artistic production in Brazil in the 1960s by music and cinema which found in the broad aesthetic exploration of allegorical resources (among others, the abysmal work of metaphors, analogies, and dialectical structures) ways of demystifying and confronting signs aligned with the ideological mechanisms of the dominant powers of that period of social repressions by dictatorial governments. In the sequence of this theoretical and historical study, I discuss artistic works that I have produced and others in the process, entering into the reflection of the disruptive power of the allegorical form in favor of mutant materiality, critical of the homogenizing and normalized cultural constructions that incur on the sign feminine.
Assunto: Bertinato, Flávia Tresinari, 1980-
Criação (Literária, artística, etc.)
Alegorias
Arte e filosofia
Feminismo e arte
Arte brasileira - 1960-1969
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76427
Data do documento: 24-Mai-2024
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A-IMAGEM-DA-INQUIETAÇÃO- FláviaBertinato_UFMG.pdf32.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.