Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/76430
Type: | Tese |
Title: | Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino |
Other Titles: | Scenographies (re)imagined: the visuality of the scene through set and costume design |
Authors: | Tereza Bruzzi de Carvalho |
First Advisor: | Fernando Antônio Mencarelli |
First Co-advisor: | Eduardo dos Santos Andrade |
First Referee: | Alexandre Monteiro de Menezes |
Second Referee: | Cristiano Cezarino Rodrigues |
Third Referee: | Evelyn Furquim Werneck Lima |
metadata.dc.contributor.referee4: | Bruna Christofaro Matosinhos |
metadata.dc.contributor.referee5: | Soraya Aparecida Alvares Coppola |
Abstract: | Essa pesquisa propõe investigar os desenhos de cenografia e figurino como formas de representação, de materialização e de memória da visualidade da cena, considerando-o como um recurso de (re)imaginação da mesma. A partir dos trabalhos de dois cenógrafos — Décio Noviello (Brasil) e Félida Medina (México) — busca-se compreender o papel e a importância dos rastros na prática de cenógrafos e figurinistas que, habitualmente, tem como foco o espetáculo (o ato teatral) e não os registros dela. Nesse contexto, o resquício mais significativo são os desenhos de cenários e figurinos que são percebidos como imagem singular, passível de sobreviver à efemeridade da cena e como um dispositivo capaz de construir uma espacialidade visual da cena, com características específicas desde sua origem, que permite jogar com os tempos e assumir-se como uma maneira de “sentir” a cena subjetivamente antes ou depois dela acontecer. Este trabalho desenvolve-se na criação de roteiros através do cruzamento de conceitos e fundamentos das artes cênicas e visuais, da arquitetura, da filosofia e da psicanálise, que permitem o acesso, mesmo que de maneira fragmentada, à visualidade da cena de peças teatrais. |
Abstract: | This research aims to investigate set and costume drawings as forms of representation, materialisation and memory of the visuality of the scene, considering them as a resource for (re)imagining it. Based on the work of two scenographers - Décio Noviello (Brazil) and Félida Medina (Mexico) - the aim is to understand the role and importance of traces in the practice of scenographers and costume designers who usually focus on the spectacle (the theatrical act) and not on the records of it. In this context, the most significant remnant are the set and costume drawings, which are perceived as a singular image, capable of surviving the ephemerality of the scene and as a device able of constructing a visual spatiality of the scene, with specific characteristics since its origin, which makes it possible to play with time and assume itself as a way of subjectively "feeling" the scene before or after it happens. This work is developed through the creation of scripts by crossing concepts and foundations from the performing and visual arts, architecture, philosophy and psychoanalysis, which allow access, albeit in a fragmented way, to the visuality of the theatre play. |
Subject: | Desenho Cenografia - Desenhos Trajes - Desenhos Cenógrafos Memória na arte Teatros - Cenografia e cenários Arte e filosofia |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76430 |
Issue Date: | 10-May-2024 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cenografias re-imaginadas TEREZABRUZZIDECARVALHO.pdf | 14.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License