Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76430
Tipo: Tese
Título: Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino
Título(s) alternativo(s): Scenographies (re)imagined: the visuality of the scene through set and costume design
Autor(es): Tereza Bruzzi de Carvalho
Primeiro Orientador: Fernando Antônio Mencarelli
Primeiro Coorientador: Eduardo dos Santos Andrade
Primeiro membro da banca : Alexandre Monteiro de Menezes
Segundo membro da banca: Cristiano Cezarino Rodrigues
Terceiro membro da banca: Evelyn Furquim Werneck Lima
Quarto membro da banca: Bruna Christofaro Matosinhos
Quinto membro da banca: Soraya Aparecida Alvares Coppola
Resumo: Essa pesquisa propõe investigar os desenhos de cenografia e figurino como formas de representação, de materialização e de memória da visualidade da cena, considerando-o como um recurso de (re)imaginação da mesma. A partir dos trabalhos de dois cenógrafos — Décio Noviello (Brasil) e Félida Medina (México) — busca-se compreender o papel e a importância dos rastros na prática de cenógrafos e figurinistas que, habitualmente, tem como foco o espetáculo (o ato teatral) e não os registros dela. Nesse contexto, o resquício mais significativo são os desenhos de cenários e figurinos que são percebidos como imagem singular, passível de sobreviver à efemeridade da cena e como um dispositivo capaz de construir uma espacialidade visual da cena, com características específicas desde sua origem, que permite jogar com os tempos e assumir-se como uma maneira de “sentir” a cena subjetivamente antes ou depois dela acontecer. Este trabalho desenvolve-se na criação de roteiros através do cruzamento de conceitos e fundamentos das artes cênicas e visuais, da arquitetura, da filosofia e da psicanálise, que permitem o acesso, mesmo que de maneira fragmentada, à visualidade da cena de peças teatrais.
Abstract: This research aims to investigate set and costume drawings as forms of representation, materialisation and memory of the visuality of the scene, considering them as a resource for (re)imagining it. Based on the work of two scenographers - Décio Noviello (Brazil) and Félida Medina (Mexico) - the aim is to understand the role and importance of traces in the practice of scenographers and costume designers who usually focus on the spectacle (the theatrical act) and not on the records of it. In this context, the most significant remnant are the set and costume drawings, which are perceived as a singular image, capable of surviving the ephemerality of the scene and as a device able of constructing a visual spatiality of the scene, with specific characteristics since its origin, which makes it possible to play with time and assume itself as a way of subjectively "feeling" the scene before or after it happens. This work is developed through the creation of scripts by crossing concepts and foundations from the performing and visual arts, architecture, philosophy and psychoanalysis, which allow access, albeit in a fragmented way, to the visuality of the theatre play.
Assunto: Desenho
Cenografia - Desenhos
Trajes - Desenhos
Cenógrafos
Memória na arte
Teatros - Cenografia e cenários
Arte e filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76430
Data do documento: 10-Mai-2024
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cenografias re-imaginadas TEREZABRUZZIDECARVALHO.pdf14.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons