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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Intervenção fisioterapêutica colaborativa família-profissional em uma criança com Síndrome de Joubert: relato de caso
Autor(es): Lorrayne Martins Rezende Santos
Primeiro Orientador: Isabella Saraiva Christovão
Primeiro Coorientador: Brenda de Oliveira
Resumo: Resumo Introdução: A síndrome de Joubert (SJ) é um distúrbio de origem genética, rara e complexa do neurodesenvolvimento. O modelo colaborativo família-profissional é uma abordagem que visa o compartilhamento da responsabilidade entre familiares e o profissional. Visto que não há estudos que mostrem a relação da SJ e a Prática Centrada na Família (PCF), torna-se importante divulgar a patologia e os efeitos da intervenção fisioterapêutica baseada nesse modelo. Portanto, o objetivo deste trabalho foi descrever a utilização do modelo colaborativo família-profissional em uma criança com SJ. Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de caso de uma criança de 6 anos com SJ. Duas metas foram estabelecidas em conjunto com a família e um programa domiciliar de intervenção colaborativa família-profissional orientada ao objetivo foi estruturado, visando o alcance das metas. Resultados: Após 8 semanas de intervenção as duas metas foram alcançadas além do esperado. Maiores mudanças foram observadas nos escores contínuos dos domínios de mobilidade e responsabilidade. Conclusão: A utilização de uma intervenção colaborativa família-profissional em uma criança com SJ permitiu o alcance das metas estabelecidas e revelou resultados positivos quanto ao desempenho da criança e da família.
Abstract: Abstract Introduction: Joubert syndrome (JS) is a rare and complex neurodevelopmental disorder of genetic origin. The collaborative family-professional model is an approach that aims to share responsibility between family members and professionals. Since there are no studies showing the relationship between SJ and Family-Centered Practice (FCP), it is important to publicize the pathology and the effects of physiotherapeutic intervention based on this model. Therefore, the aim of this study was to describe the use of the collaborative family-professional model in a child with SJ. Materials and Methods: This is a case report of a 6-year-old child with SJ. Two goals were set together with the family and a home-based, goal-oriented family-professional collaborative intervention program was structured, aimed at achieving the goals. Results: After 8 weeks of intervention the two goals were achieved beyond expectations. Greater changes were observed in the continuous scores of the mobility and responsibility domains. Conclusion: The use of a collaborative family-professional intervention with a child with SJ enabled the established goals to be achieved and revealed positive results in terms of the child's and family's performance.
Assunto: Crianças - Desenvolvimento
Doenças genéticas inatas
Fisioterapia para crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76534
Data do documento: 22-Jun-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

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