Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/76571
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Acervo vivo: estratégias de análise do figurino a partir da memória da cena no Teatro Universitário |
Título(s) alternativo(s): | Alive Archive:strategies for costume analysis from the memory of the sceneat Teatro Universitário Colección en vivo: estrategias de análisis de vestuario a partir de la memoria de la escena del Teatro Universitário |
Autor(es): | Denise Araujo Pedron Tereza Bruzzi de Carvalho |
Resumo: | O presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre o acervo de figurinos do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (TU) e de seus espetáculos ao tentar extrair da coleção criada pelos acervos — fotográfico e de figurinos — estratégias de análise de categorias das roupas. A referida pesquisa aborda a complexidade de catalogação de acervos de figurinos e abre um leque de memórias possíveis a partir desses acervos. Para entender esses acervos, buscamosaplicar a eles o conceito de memória,desenvolvido por Paul Ricouer (2007) no livro Memória, História e Esquecimentoe por Pierre Nora texto Entre Memória e História: A problemática dos lugares(1993), a fim de que possa ser discutida a noção de classificação, bem como a relação entre História e Memória. |
Abstract: | The present paper proposes a reflection on the costume collection belonging to the University Theatre (TU) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) and on its intrinsic performativity by seeking to extract from the set that these collections create — both of photographs and costumes — strategies for the analysis of clothing categories. This piece of research approaches the complexity of cataloguing costume collections and thereby opens up some of the different potential memories associated to and enabled by these collections. In order to understand the referred material, we have sought to apply the concept of memory, according to its development by Paul Ricoeur in his book Memory, History, Forgetting, as well as Pierre Nora’s idea of memory (as explained in Entre Memória e História: A problemática dos lugares). In this way, we aim to discuss the notion of classification as well as the relation between History and Memory itself. |
Assunto: | História Memória Teatro |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5965/27644669030520230202 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76571 |
Data do documento: | 2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/23522 |
metadata.dc.relation.ispartof: | A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Acervo vivo_ estratégias de análise do figurino a partir da memória da cena no Teatro Universitário.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.