Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76591
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7313929666462604pt_BR
dc.contributor.referee1Célio da Silveira Júniorpt_BR
dc.contributor.referee2Angélica Oliveira de Araújopt_BR
dc.creatorMariângela Soares da Silva Pachecopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4119017154246302pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T11:13:53Z-
dc.date.available2024-09-18T11:13:53Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76591-
dc.description.abstractThis work investigated contributions from the CTS matrix developed by Strieder and Kawamura (2017) for the elaboration and development of a teaching sequence on the topic of vaccines. To this end, a teaching sequence informed by the CTS matrix was developed with a group of students from the BNCC Electives discipline – Education, Health and Well-being from a state public school, located in the northern region of Belo Horizonte – MG. The research took a qualitative approach, approaching applied research. The activities developed were audio recorded, transcribed and analyzed based on Discursive Textual Analysis (ATD) and the parameters and purposes of the CTS reference matrix. As a result, it was observed that the activities provided contributions to the discussion on the topic of vaccines, highlighting the capacity to mobilize different CTS aspects. The students articulated in their speeches different levels of criticality related to the CTS parameters, scientific rationality, technological development and social participation associated with educational purposes, development of perceptions, development of questions and development of social commitments. It is concluded that the use of the CTS reference matrix contributed both to the planning and to the development, analysis and organization of an educational resource aimed at basic education teachers on the topic of vaccines. We also consider that this matrix can guide other research and teaching proposals that aim to promote a broader understanding of science topics in the STS approach.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho investigou contribuições da matriz CTS elaborada por Strieder e Kawamura (2017) para elaboração e desenvolvimento de uma sequência de ensino sobre o tema vacina. Para tal, uma sequência de ensino informada pela matriz CTS foi desenvolvida junto a um conjunto de estudantes da disciplina Eletivas da BNCC – Educação, Saúde e Bem-estar de uma escola da rede pública estadual, localizada na região norte de Belo Horizonte – MG. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa aproximando-se da pesquisa aplicada. As atividades desenvolvidas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com base na Análise Textual Discursiva (ATD) e nos parâmetros e propósitos da matriz de referência CTS. Como resultados observou-se que as atividades forneceram aportes para a discussão sobre o tema vacinas, evidenciando a capacidade de mobilização de diferentes aspectos CTS. Os estudantes articularam em suas falas diferentes níveis de criticidade relacionados aos parâmetros CTS racionalidade científica, desenvolvimento tecnológico e participação social associados aos propósitos educacionais desenvolvimento de percepções, desenvolvimento de questionamentos e desenvolvimento de compromissos sociais. Conclui-se que a utilização da matriz de referência CTS contribuiu tanto para o planejamento quanto para desenvolvimento, análise e organização de um recurso educacional voltado para professores da educação básica sobre o tema vacinas. Consideramos ainda que essa matriz pode orientar outras propostas de pesquisa e de ensino que visem promover uma compreensão mais ampla de temas de ciências na abordagem CTS.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectSequência de ensinopt_BR
dc.subjectVacinaspt_BR
dc.subjectAbordagem CTSpt_BR
dc.subjectMatriz de referência CTSpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherVacinaspt_BR
dc.titleUma proposta de sequência de ensino sobre a temática vacinas numa abordagem CTSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma proposta de sequência de ensino sobre a temática vacinas numa abordagem CTS.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons