Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/76593
Tipo: | Tese |
Título: | Jogos teatrais para formação de educadores em museus |
Título(s) alternativo(s): | Theatrical games for the training of museum educators |
Autor(es): | Amanda Ribeiro Marzano |
primer Tutor: | Débora D'Avila Reis |
primer Co-tutor: | Maria Clara Lemos dos Santos |
primer miembro del tribunal : | Adriana Mortara Almeida |
Segundo miembro del tribunal: | Sibelle Cornélio Diniz da Costa |
Resumen: | Esta pesquisa busca analisar a seguinte hipótese: a improvisação teatral tem o potencial de contribuir para a formação de Educadores em Museus. Para analisar esta hipótese criou-se uma disciplina intitulada “Tópicos em Processos Criativos A - Jogos teatrais para arte-educadores e mediadores” no âmbito da Formação Transversal da UFMG. O processo da disciplina tinha como metodologia utilizar os jogos teatrais desenvolvidos pela autora Viola Spolin e discutir como os jogos ajudam na prática dos educadores museais. Durante as aulas da disciplina estabeleceu-se um lugar de troca de conhecimentos, aprendizagens e experiências muito enriquecedoras para os alunos e educadores. Os dados foram coletados a partir de gravação de vídeos das aulas e de anotações em caderno de trabalho de campo. A partir da análise da experiência e das falas dos/as alunos/as nesta disciplina redigimos uma cartilha direcionada a profissionais de educativos em museus. |
Abstract: | This project seeks to analyze the following hypothesis: theatrical improvisation has the potential to contribute to the training of Museum Educators. To analyze this hypothesis, a course was created entitled “Topics in Creative Processes A - Theatrical games for art educators and mediators” within the scope of Transversal Training at UFMG. The discipline process had as a methodology to use the theatrical games developed by the author Viola Spolin and to discuss how the games help in the practice of museum educators. During the course classes, a very enriching place for the exchange of knowledge, learning and experiences was established for students and educators. The data were collected from video recordings of classes and notes in a fieldwork notebook. Based on the analysis of the students' experience and speeches in this course, we wrote a booklet aimed at educational professionals in museums. |
Asunto: | Educação Museus - Aspectos educacionais Museus e escolas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76593 |
Fecha del documento: | 11-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jogos Teatrais Para Formação de Educadores em Museus.pdf | Tese de mestrado apresentada ao Programa de Educação e Docência (PROMESTRE FAE) | 1.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons