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http://hdl.handle.net/1843/76594
Tipo: | Dissertação |
Título: | Narrativas de mulheres do Conjunto Mariquinhas: um estudo sobre a luta pelo direito à moradia e à educação |
Autor(es): | Janaína Andressa Dias Salomé |
primer Tutor: | Heli Sabino de Oliveira |
primer miembro del tribunal : | Walesson Gomes da Silva |
Segundo miembro del tribunal: | Agnez de Lélis Saraiva |
Resumen: | O presente trabalho trata do direito à Educação Pública, sobretudo, a efetivação da EJA a partir das narrativas de mulheres negras periferizadas na década de 1990, na Regional Norte de Belo Horizonte. Trata-se, pois de pessoas que participaram do processo de construção do Conjunto Mariquinhas. A temática focalizada neste estudo busca compreender os percursos e percalços vividos por elas durante suas lutas pela conquista de direito social, especialmente pela Educação Pública relacionados ao processo de espraiamento da capital mineira por meio da memória de mulheres empobrecidas inseridas em processos educativos desencadeados por movimentos coletivos em luta por justiça social e dignidade humana. Há, por um lado, estudos, como o de Oliveira (2019, 2024) e Valério (2022), que têm comprovado que o processo de periferização oriundo da fundação da capital Belo Horizonte evidencia as desigualdades de território e colabora para a negligência do direito à escolarização de pessoas adultas. Por outro lado, existem autores como França (2019) e Parreira (2022) que enfatizam que, a despeito de haver um projeto histórico de segregação de pessoas das camadas populares, as narrativas de resistências fortalece a construção de sujeitos resilientes e comprometidos com a transformação social. Tendo como base os pressupostos da pesquisa qualitativa, o presente estudo buscou, por meio de entrevista narrativa de situações do cotidiano de quatro mulheres negras que fizeram parte de um movimento social de reivindicação por moradia, durante meses, elas estiveram acampadas no pátio da Igreja São José, na área central da capital mineira. As narrativas das mulheres nos permitem inferir que a memória social pode ser ressignificada e contribuir para construção de um processo de escolarização de pessoas adultas e voltadas para a elaboração de políticas públicas direcionadas à efetivação da EJA. Diante disso, pode-se -se dizer que as experiências do coletivo de mulheres do Conjunto Mariquinhas nos ensinam que é possível realizar um exercício reflexivo da prática docente a partir de experiências que revelam o empoderamento de pessoas marginalizadas e estimulando, assim, a construção de uma educação como prática de liberdade. |
Asunto: | Educação Educação - Aspectos sociais Educação de adultos Negras - Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76594 |
Fecha del documento: | 13-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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