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dc.contributor.advisor1Sidelmo Magalhães Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4356279128408928pt_BR
dc.contributor.referee1Wadaed Uturbey da Costapt_BR
dc.contributor.referee2Igor Amariz Pirespt_BR
dc.contributor.referee3Thales Alexandre Carvalho Maiapt_BR
dc.creatorLucas Saraiva Teixeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5456230119628103pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T15:11:56Z-
dc.date.available2024-09-18T15:11:56Z-
dc.date.issued2024-08-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76624-
dc.description.abstractRápidos avanços na tecnologia de baterias de íons de lítio têm acelerado a transição para a eletrificação no setor de transporte. À medida que os veículos elétricos crescem como uma parcela do mercado, devem ser tomadas precauções em relação ao manuseio e descarte adequados das células da bateria à medida que envelhecem. Após cerca de 8 a 10 anos -- ou cerca de 100.000 km -- de uso, é tipicamente recomendado que o sistema de armazenamento da bateria do veículo elétrico seja substituído. Embora essas baterias descartadas não sejam mais adequadas para continuar em uso veícular (que têm altas demandas de potência e armazenamento de energia), há potencial para uso em outras aplicações menos intensivas; particularmente em aplicações estacionárias de suporte à rede. Esta dissertação discute essas baterias reaproveitadas, conhecidas como "Baterias de Segunda Vida"; em particular, este trabalho foca na modelagem da degradação da bateria. Ser capaz de modelar, simular e estimar a perda de capacidade interna e o ganho de impedância de uma bateria é importante para fins de controle e previsão; ainda mais em aplicações de segunda vida devido às considerações adicionais de segurança necessárias ao manusear uma célula envelhecida e a eventual transição de uma taxa linear para exponencial de perda de capacidade (ponto knee-point de envelhecimento). Dadas essas exigências, modelos baseados em física são o tipo mais preciso e robusto de modelo de bateria. Quando devidamente ajustados, eles têm o potencial de simular a degradação a longo prazo -- incluindo a previsão do ponto de knee-point de envelhecimento -- com muita precisão. Esta dissertação serve como uma introdução aos modelos baseados em física para fins de simulação de Veículos Elétricos e simulação de Segunda Vida. Inclui uma explicação acessível e uma revisão da literatura sobre a lógica por trás dos modelos matemáticos baseados em física. Além disso, este trabalho apresenta um exemplo ilustrativo de uma simulação de Veículo Elétrico (implementada em Simulink) utilizando um modelo de bateria baseado em física por meio do PyBaMM -- uma biblioteca de simulação de baterias de código aberto para Python.pt_BR
dc.description.resumoFast improvements in lithium-ion battery technology have accelerated the transition towards electrification in the transportation sector. As electric vehicles grow as a share of the market, precautions should be made with regards to the proper handling and disposal of the battery cells as they age. After around 8 to 10 years -- or about 100,000 km -- of use, it is typically recommended that the EV battery storage system be replaced. Though these discarded batteries are no longer adequate for continued vehicular use (which has high power and energy storage demands), there is potential for use in other less intensive application; particularly grid-supporting stationary applications. This dissertation discusses these repurposed batteries, known as "Second-Life Batteries"; in particular, this works focuses on the battery degradation modelling. Being able to model, predict, and estimate the internal capacity loss and impedance gain for a battery is important for control and forecasting purposes; even more so in second-life applications due to the additional safety considerations necessary when handling an aged cell and the eventual transition from linear to exponential rate of capacity loss (aging knee-point). Given these requirements, physics-based models are the most accurate and robust kind of battery model. When properly tuned, they have the potential of simulating long-term degradation -- including forecasting the aging knee-point -- which a lot of precision. This dissertation serves as an introduction of physics-based models for the purposes of Electric Vehicle simulation and Second-Life simulation. It includes an accessible explanation and literature review of the logic behind the physics-based mathematical models. In addition to that, this work showcases an illustrative example of an Electric Vehicle simulation (implemented in Simulink) using a physics-based battery model by way of PyBaMM -- an open-source battery simulation library for Python.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectSecond-life batteriespt_BR
dc.subjectLithium-ion batteriespt_BR
dc.subjectDegradation modellingpt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectPyBaMMpt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.otherBaterias de lítiopt_BR
dc.subject.otherVeículos elétricospt_BR
dc.subject.otherModelagempt_BR
dc.subject.otherReaproveitamentopt_BR
dc.titleModelling lithium-ion battery degradation for second life stationary applicationpt_BR
dc.title.alternativeModelagem de degradação de baterias íon-lítio para aplicações estacionárias de segunda vidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-8102-8834pt_BR
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