Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76628
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Vidigal Caliaript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Tânia Mara Segatellipt_BR
dc.contributor.referee2Maria Aparecida Gomespt_BR
dc.creatorElisa Duarte dos Santos Mesquitapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0875263336826690pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T15:45:23Z-
dc.date.available2024-09-18T15:45:23Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76628-
dc.description.abstractThis work was carried out based on Teaching by Investigation teaching. In this approach, the perception of adolescents at a State School in Divinópolis, MG, regarding the influence of harmful substances on school performance was explored. In this sense, a didactic sequence of 03 classes was created, called Stages, which sought to develop students' observation skills, creativity, criticality, autonomy, empathy, understanding and learning on the subject of harm-ful substances. . It was found that 1st year high school students, the group that participated in the work, have difficulty understanding that alcoholic beverages are addictive and potentially cause risky situations and various diseases, not just those related to the liver. This work could be a way of awakening them to the reality of using this substance, especially during adoles-cence, a period in which the central nervous system is still in the process of formation and can be affected by it. We can say at the end of the work that the didactic sequence managed to awaken interest in the topic, encouraging critical reflection and discussion and the reformula-tion of ideas and concepts.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho foi realizado baseado na didática de Ensino por Investigação. Nessa abordagem foi trabalhada qual a percepção dos adolescentes de uma Escola Estadual de Divinópolis, MG, sobre a influência de substâncias de uso nocivo no desempenho escolar. Nesse sentido, elaborou-se uma sequência didática de 03 aulas, denominadas Etapas, e que procuraram desenvolver as capacidades de observação, a criatividade, a criticidade, a autonomia, a empatia, o entendimento e aprendizagem dos estudantes sobre o tema substâncias de uso nocivo. Verificou-se que os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, grupo que participou do trabalho, possuem dificuldade em entender que as bebidas alcoólicas são viciantes, são potencialmente causadores de situações de risco e de doenças diversas, que não apenas as relacionadas ao fígado. O presente trabalho pode ser uma forma de despertá-los para a realidade do uso dessa substância, principalmente na adolescência, período em que o sistema nervoso central ainda se encontra em processo de formação e pode ser afetado por ela. Podemos afirmar ao final do trabalho que a sequência didática conseguiu despertar o interesse pelo tema, favorecendo uma reflexão e discussão críticas e, a reformulação de ideias e conceitos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectSubstâncias de uso nocivopt_BR
dc.subjectÁlcoolpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherEtanolpt_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.subject.otherRendimento escolarpt_BR
dc.titleConscientizando sobre o consumo de álcool na adolescência e seus impactos no desempenho escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM FINALIZADO AGOSTO-2024 (2).pdfTCM de Elisa Duarte dos Santos Mesquita1.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons