Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/76630
Tipo: Dissertação
Título: Performance de guerrilha: poéticas-visuais negras como estratégia de autodefesa e enfrentamento ao racismo
Autor(es): Priscila Rezende Pinto
primer Tutor: Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi
primer Co-tutor: Vanessa Raquel Lambert de Souza
primer miembro del tribunal : Janaina Barros Silva Viana
Segundo miembro del tribunal: Marcos Antônio Alexandre
Resumen: Esta pesquisa analisa parte das noções da emoção da raiva e sua presença nas relações humanas, correlacionando tais noções com a vivência do sujeito negro em sociedade. O objetivo é compreender a consequente ocorrência dessa emoção na constituição da corporeidade dos sujeitos negros que, transmutada em ação performática, irá possibilitar a elaboração da arte como estratégia viável de autodefesa e de enfrentamento contra a violência colonial e o racismo. Para isso, iremos investigar as performances A gente combinamos de não morrer de Jota Mombaça, Mil litros de preto – A Maré está cheia, de Lucimélia Romão, e minhas obras artísticas, tais como Bombril, Barganha, Vem... pra ser infeliz e Muchas gracias, pero no!. A partir das imagens e discursos que compõem os trabalhos aqui elencados, traço uma reflexão acerca da identificação e apropriação da emoção de raiva como a força motora e o combustível destas criações poéticas-visuais e cênicas.
Abstract: This research analyzes part of the notions of the emotion of anger and its presence in human relationships, correlating such notions with the experience of Black people in society. The objective is to understand the consequent occurrence of this emotion in the constitution of the corporeality of Black fellow which, transmuted into performative action, will enable the elaboration of art as a viable strategy of self-defense and confrontation against colonial violence and racism. To do this, we will investigate the performances Us agreed not to die by Jota Mombaça, A thousand liters of Black, by Lucimélia Romão, and my artistic works, such as Bombril, Bargain, Come... to be unhappy and Muchas gracias, pero no!. Based on the images and speeches that make up the works listed here, I draw a reflection on the identification and appropriation of the emotion of anger as the driving force and fuel of these poetic-visual and scenic creations.
Asunto: Performance (Arte)
Negros nas artes cênicas
Linguagem corporal
Relações raciais
Raiva
Emoções
Artes cênicas
Artes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76630
Fecha del documento: 3-may-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons