Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76630
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Eduardo Rocco de Gaspeript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1086610024861975pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vanessa Raquel Lambert de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Janaina Barros Silva Vianapt_BR
dc.contributor.referee2Marcos Antônio Alexandrept_BR
dc.creatorPriscila Rezende Pintopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1821757084715611pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T15:48:22Z-
dc.date.available2024-09-18T15:48:22Z-
dc.date.issued2024-05-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76630-
dc.description.abstractThis research analyzes part of the notions of the emotion of anger and its presence in human relationships, correlating such notions with the experience of Black people in society. The objective is to understand the consequent occurrence of this emotion in the constitution of the corporeality of Black fellow which, transmuted into performative action, will enable the elaboration of art as a viable strategy of self-defense and confrontation against colonial violence and racism. To do this, we will investigate the performances Us agreed not to die by Jota Mombaça, A thousand liters of Black, by Lucimélia Romão, and my artistic works, such as Bombril, Bargain, Come... to be unhappy and Muchas gracias, pero no!. Based on the images and speeches that make up the works listed here, I draw a reflection on the identification and appropriation of the emotion of anger as the driving force and fuel of these poetic-visual and scenic creations.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa parte das noções da emoção da raiva e sua presença nas relações humanas, correlacionando tais noções com a vivência do sujeito negro em sociedade. O objetivo é compreender a consequente ocorrência dessa emoção na constituição da corporeidade dos sujeitos negros que, transmutada em ação performática, irá possibilitar a elaboração da arte como estratégia viável de autodefesa e de enfrentamento contra a violência colonial e o racismo. Para isso, iremos investigar as performances A gente combinamos de não morrer de Jota Mombaça, Mil litros de preto – A Maré está cheia, de Lucimélia Romão, e minhas obras artísticas, tais como Bombril, Barganha, Vem... pra ser infeliz e Muchas gracias, pero no!. A partir das imagens e discursos que compõem os trabalhos aqui elencados, traço uma reflexão acerca da identificação e apropriação da emoção de raiva como a força motora e o combustível destas criações poéticas-visuais e cênicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectArte da performancept_BR
dc.subjectCorpo negropt_BR
dc.subjectRaivapt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subject.otherPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherNegros nas artes cênicaspt_BR
dc.subject.otherLinguagem corporalpt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.subject.otherRaivapt_BR
dc.subject.otherEmoçõespt_BR
dc.subject.otherArtes cênicaspt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titlePerformance de guerrilha: poéticas-visuais negras como estratégia de autodefesa e enfrentamento ao racismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5646-4555pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons