Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76705
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dc.contributor.advisor1José Raimundo Maia Netopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2106122979359662pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre Guimarães Tadeu de Soarespt_BR
dc.contributor.referee2César Augusto Battistipt_BR
dc.contributor.referee3Érico Andrade Marques de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee4Maíra de Souza Borbapt_BR
dc.creatorAna Cláudia Teodoro Sousapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055132504359228pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-19T19:20:27Z-
dc.date.available2024-09-19T19:20:27Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76705-
dc.description.abstractThe Rules for the Direction of the Mind (1628?) is an unfinished text dating from the early years of René Descartes (1596-1650). This work has an epistemological and methodological character. It is the lengthiest and most detailed exposition of Descartes’s method, one of the most distinctive elements of his philosophy. However, the abandonment and incompleteness of this treatise raise several questions and lead to a wide range of hypotheses regarding its construction, dating, intentions, shortcomings, and, most importantly, its place within Cartesian philosophy. The aim of the present work is to defend the thesis of the continuity of Cartesian thought, arguing that it is possible to resort to the Rules for the Direction of the Mind as a support for the interpretation and understanding of Descartes' mature philosophy. In this context, we also consider the embryonic nature of the doctrines and views presented in the abandoned text. To do so, we use the Rules themselves as the guiding thread of this study, analyzing the main themes presented there by Descartes and bringing them closer to what the philosopher wrote about the same topics in his maturity. Thus, we offer a panorama that elucidates which aspects of the Rules were retained by Descartes within later in his intellectual journey, while also revealing which themes were set aside, replaced, or further developed. We conclude that the Rules for the Direction of the Mind, far beyond being a mere explanation of the Cartesian method, provide essential content for understanding Cartesian philosophy as a whole. The study of this treatise reveals the 'first seeds' of Descartes' thought, exposing how the young philosopher initially grappled with problems that would accompany him throughout his philosophical, methodological, and scientific journey.pt_BR
dc.description.resumoAs Regras para a Orientação do Espírito (1628?) constituem um texto inacabado datado da juventude de René Descartes (1596-1650). Essa obra tem caráter epistemológico e metodológico, sendo a mais longa e detalhada exposição do método, um dos elementos mais marcantes da filosofia de Descartes. No entanto, o abandono e incompletude desse tratado suscitam diversos questionamentos e hipóteses variadas sobre sua construção, datação, aspirações, falhas e, principalmente, sobre seu estatuto no interior da filosofia cartesiana. O objetivo do presente trabalho é defender a tese da continuidade do pensamento cartesiano, argumentando que é possível utilizar as Regras para a Orientação do Espírito como um suporte para a interpretação e compreensão da filosofia da maturidade de Descartes. Consideramos também, nesse contexto, o caráter embrionário dos juízos e conclusões apresentados no texto abandonado. Para tanto, utilizamos as próprias Regras como fio condutor deste estudo, analisando as principais temáticas apresentadas por Descartes e aproximando-as daquilo que o filósofo escreveu sobre os mesmos temas em sua maturidade. Pretendemos oferecer um panorama que explicita quais aspectos das Regras foram resguardados por Descartes ao longo de sua trajetória intelectual, expondo também quais temas foram abandonados, substituídos ou desenvolvidos. Concluímos que as Regras para a Orientação do Espírito, muito mais do que uma explicação sobre o método, fornecem um conteúdo essencial para a compreensão da filosofia cartesiana como um todo. O estudo desse tratado revela as “primeiras sementes” do pensamento de Descartes, expondo como o jovem filósofo inicialmente enfrentou problemas que o acompanhariam durante toda a sua jornada filosófica, metodológica e científica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectHistória da Filosofia Modernapt_BR
dc.subjectDescartespt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectMétodopt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Tesespt_BR
dc.subject.otherFilosofia moderna - História - Tesespt_BR
dc.subject.otherEpistemologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherDescartes, René, 1596-1650pt_BR
dc.subject.otherMetafísica - Tesespt_BR
dc.titleAs "regras" como instrumento interpretativo da filosofia cartesianapt_BR
dc.title.alternativeThe rules as an interpretative instrument of cartesian philosophypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2187-6725pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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