Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76779
Type: Dissertação
Title: Eu(s): corpo negro e o poder das imagens na autorrepresentação de mulheres negras
Authors: Mayara Smith Xavier
First Advisor: Rízzia Soares Rocha
First Referee: Valéria Ramos de Amorim Brandão
Second Referee: Janaina Barros Silva Viana
Third Referee: Rafael Pagatini
Abstract: A pesquisa tem como objetivo discutir sobre o poder das imagens na criação de estereótipos e representação de mulheres negras, dentro do campo das artes visuais. Com ajuda da autorrepresentação, artistas negras do passado e contemporâneas, criam imagens que nadam contra o imaginário racista, patriarcal e sexista de narrativas esperadas para corpos negros demonstrando com suas diversas vivências suas subjetividades, sensibilidade, beleza e ancestralidade através de imagens que rompem com a memória colonial e buscam reparar o apagamento do passado. Para isso conto com apoio de diversas produções de artistas e intelectuais negras, que falam sob uma perspectiva decolonial como repensar espaços de arte em meio acadêmico e curatorial e tornar o olhar das pessoas atento ao Outro. Passo por uma análise da minha produção autoral sobre a relação enquanto mulher negra com o autorretrato e resgate de identidade e conexão com subjetividades e ancestralidade. Além do relato, o texto conta com a vivência de outras artistas negras com a auto representação e seu poder como arma de resistência.
Abstract: The aim of this research is to discuss the power of images in the creation of stereotypes and representation of black women in the field of visual arts. With the help of self-representation, black women artists from the past and contemporary artists create images that challenge the racist , patriarchal, and sexist narratives typically associated with black bodies. They demonstrate their subjectivity, sensitivity, beauty, and ancestry through images that break away from colonial memory and seek to rectify the erasure of the past. To accomplish this, I draw upon various works by black artists and intellectuals who speak from a decolonial perspective on how to rethink art spaces in academic and curatorial circles, fostering an attentive gaze towards the Other. I conduct an analysis of my own authorial production on the relationship as a black woman with self-portraiture, exploring the themes of identity and connection with subjectivities and ancestry. Additionally, the text incorporates the experiences of other black women artists with self-representation and the empowering nature of this act as resistance.
Subject: Negros na arte
Autorretratos
Imagem corporal
Percepção visual
Negros - Identidade racial
Feminismo e arte
Mulheres artistas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76779
Issue Date: 26-Apr-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_MESTRADO - MAYARA SMITH - ok.pdf38.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.