Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76795
Tipo: Dissertação
Título: Senhora das águas e da canção : Iemanjá na música popular brasileira (1933-2014)
Título(s) alternativo(s): Lady of the waters and songs : Iemanjá in brazilian popular music (1933-2014)
Autor(es): Luanda do Carmo Queiroga
Primeiro Orientador: Adriano Roberto Afonso do Nascimento
Primeiro membro da banca : Sônia Regina Correa Lages
Segundo membro da banca: Paulo Rogério Meira Menandro
Resumo: Adotando como fonte de investigação o cancioneiro popular, este trabalho pretendeu investigar como, ao longo da história da música brasileira, a figura e aspectos da orixá Iemanjá foram transportados dos terreiros e incorporados como elementos da própria cultura brasileira, tornando-se presentes nas letras de canções como algo habitual, cotidiano. É sabido que as religiões afro-brasileiras se apresentam como poderoso fator de resistência à dominação cultural e de afirmação de identidades étnicas. Desde seu início, as afro religiões formaram-se em sincretismo com o catolicismo e em menor proporção com religiões indígenas. Por sua grande popularidade, e moldada pelo sincretismo religioso, Iemanjá pode ser considerada uma das principais representantes dessas religiões no país. Por meio do sincretismo, sua figura se tornou próxima das normas da sociedade brasileira e, assim, a Orixá foi aceita como genuína representante da cultura nacional. Tomando por base à ideia de passagem do conhecimento de um campo a outro, presente na Teoria das Representações Sociais, pudemos visualizar os processos de ancoragem e de objetivação do elemento Iemanjá na música popular brasileira. Tentamos descrever como se estruturou essa representação de Iemanjá no cancioneiro popular e como ela foi se moldando até atingir a forma que tomou na atualidade. Para tanto, utilizamos a técnica da análise temática de conteúdo. Um total de 193 músicas foi submetido à análise, sendo criadas 83 categorias, que, agrupadas, formaram 21 grupos. A partir daí foi possível traçar um perfil da figura de Iemanjá representada nas canções. Após perder algumas de suas características mítico-religiosas, transformar muitas e manter algumas, a Orixá se insere no cancioneiro popular de maneira a se tornar natural e familiar. Em geral, é possível afirmar que as descrições de Iemanjá nas músicas analisadas se distanciaram da cosmovisão religiosa e da mitologia. As variações ocorridas entre 1933 e 2014 contribuíram para a popularização de Iemanjá na canção popular, e, ao mesmo tempo, para sua reapresentação enquanto figura autônoma em relação às religiões afro-brasileiras.
Assunto: Psicologia - Teses
Cultos afro-brasileiros - Teses
Iemanjá - Teses
Psicologia social - Teses
Representações sociais - Teses
Música popular - Brasil - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76795
Data do documento: 23-Fev-2015
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