Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuciane Corrêa Ferreirapt_BR
dc.creatorLivia Elisa Melopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-23T19:05:44Z-
dc.date.available2024-09-23T19:05:44Z-
dc.date.issued2023-
dc.citation.volume30pt_BR
dc.citation.issue59pt_BR
dc.citation.spage342pt_BR
dc.citation.epage357pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.12957/matraga.2023.74302pt_BR
dc.identifier.issn24466905pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76803-
dc.description.abstractO propósito deste estudo é investigar como imigrantes e refugiados, que se preparam para iniciar estudos superiores em uma universidade pública brasileira, conceptualizam suas experiências. Nosso propósito é analisar o uso que fazem da linguagem figurativa para falar de suas perspectivas, experiências e planos. À luz do arcabouço da Linguística Cognitiva e de interfaces com a Linguística Aplicada, identificamos, analisamos e interpretamos o uso da linguagem figurativa, especialmente de metáforas e metonímias (LAKOFF; JOHNSON, 1980; CAMERON et. al., 2009) que emergem em uma entrevista com dois haitianos, uma interação em sala de aula com um asiático refugiado e notas de campo sobre essa interação. Os alunos falaram sobre sua experiência na sociedade brasileira, sobre o que pensam sobre ser aluno no Brasil, suas experiências como aprendizes de Português como Língua de Acolhimento e seus planos. Engrossando resultados prévios obtidos por Oliveira e Ferreira (2016), Gualda (2020), Ferreira et al. (2022), o presente estudo indica terem os alunos apoiado-se em metáforas conceptuais, tais como educação é uma mercadoria, educação é uma jornada, a aprendizagem é a chave do sucesso e a aprendizagem é uma luta. Outras questões relacionadas às suas identidades híbridas como alunos imigrantes e refugiados no Brasil assim como suas novas identidades como cidadãos brasileiros (ou não) foram igualmente abordadas na conversa.pt_BR
dc.description.resumoThis study aims to investigate how immigrant and refugee students preparing to start a Brazilian public University conceptualize their experiences. Our goal here is to analyze their use of figurative language to talk about their views, experiences, and plans. In the light of Cognitive Linguistics and at an interface with Applied Linguistics, we identify, analyze, and interpret figurative language, especially metaphors and metonymies (LAKOFF; JOHNSON, 1980; CAMERON et. al., 2009) that emerge in an interview with two Haitian students, a classroom interaction with an Asian student, and field notes of this interaction. Students talked about how they experience Brazilian society, their views of how it is to be a student in Brazil, their experiences as learners of Portuguese as a Welcoming language, and their plans. Building on previous work by Oliveira and Ferreira (2016), Gualda (2020), Ferreira et al. (2022), the results point to the use of conceptual metaphors such as education is commodity, education is a journey, learning is key to success, and learning is struggle. Issues such as their hybrid identities as immigrant and refugee students in Brazil, as well as their new identities as future Brazilian citizens (or not), emerged in the talk.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofMatragapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetaphorpt_BR
dc.subjectMetonymiespt_BR
dc.subjectPortuguese as a welcoming languagept_BR
dc.subjectLanguage learningpt_BR
dc.subject.otherMetáforapt_BR
dc.subject.otherLinguística aplicadapt_BR
dc.subject.otherInterlíngua (Aprendizagem de línguas)pt_BR
dc.title"Running after my dreams": how refugee and immigrant students conceptualize the experience of pursuing a university degree in brazilpt_BR
dc.title.alternativeCorrendo atrás dos meus sonhos: como alunos imigrantes e refugiados conceptualizam a experiência de perseguir uma formação superior no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/74302pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0503-2434pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2458-0201pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.