Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76817
Type: Artigo de Evento
Title: A mediação algorítmica em plataformas de streaming de música e seus desdobramentos na cultura musical
Other Titles: Algorithmic mediation in music streaming platforms and its consequences in musical culture
Authors: Priscila Oliveira da Mata
Maria Aparecida Moura
Abstract: No contexto da cultura algorítmica em que plataformas digitais operam sob a égide da lógica do colonialismo de dados, verificam-se significativas mudanças no processo de percepção e na consolidação da cultura musical. O presente artigo pretende evidenciar os atravessamentos da mediação algorítmica na oferta de conteúdo em plataforma de streaming de música e seus possíveis desdobramentos na reconfiguração do gosto musical. O referencial teórico busca ressaltar o deslocamento da noção de mediação no contexto da cultura algorítmica e seus tensionamentos no consumo cultural. Além disso, procurou-se refletir acerca de como a noção de colonialidade se apresenta em sistemas algorítmicos e de que forma pode impor novos modos de ser, pensar e sentir, impactando diretamente na cultura. Adotou-se a análise de conteúdo para descrição, interpretação, realização de inferências e categorização. Tomou-se como referência empírica a plataforma de streaming de música Spotify. Os resultados sugerem que a mediação algorítmica nas plataformas de streaming de música tende a oferecer conteúdos baseados na similaridade, reduzindo os usuários a mundos pouco permeáveis à diversidade.
Abstract: In the context of the algorithmic culture in which digital platforms operate under the aegis of the logic of data colonialism, there are significant changes in the process of perception and consolidation of musical culture. This article intends to highlight the intersections of algorithmic mediation in the provision of content on a music streaming platform and its possible consequences in the reconfiguration of musical taste. The theoretical referential seeks to emphasize the displacement of the notion of mediation in the context of algorithmic culture and its tensions in cultural consumption. Moreover, we sought to reflect on how the notion of coloniality is presented in algorithmic systems and how it can impose new ways of being, thinking and feeling, directly impacting culture. Content analysis was adopted for description, interpretation, inferences and categorization. The Spotify music streaming platform was taken as an empirical reference. The results suggest that algorithmic mediation on music streaming platforms tends to offer content based on similarity, reducing users to worlds that are not permeable to diversity.
Subject: Algorítmos de Predição
Streaming
Curadoria digital
Armazenamento de Dados
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76817
Issue Date: 2023
metadata.dc.url.externa: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxxiiienancib/paper/viewFile/1607/1143
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
Appears in Collections:Artigo de Evento

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