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http://hdl.handle.net/1843/80191
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Primeiros sinais de reconhecimento de sintomatologias de autismo : a perspectiva dos familiares |
Authors: | Leila Rodrigues de Carvalho |
First Advisor: | Maria Luísa Magalhães Nogueira |
First Referee: | Deivid Orione Mendes Sampaio |
Second Referee: | Rosangela Gomes da Mota de Souza |
Abstract: | O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por prejuízos nas habilidades relacionadas à comunicação e interação social, presença de padrões de comportamentos repetitivos e interesses restritos, cujos sinais devem estar presente na infância. A literatura científica atualizada indica que a intervenção precoce especializada e intensiva é determinante para um bom prognóstico. Com o objetivo de identificar quais são os sinais para suspeita de TEA observados pela família e em que momento do desenvolvimento da criança a família começa a notar esses sinais, essa pesquisa foi proposta. Para tanto, recortam-se duas instituições que atendem crianças com TEA na cidade de Janaúba – MG. Trata-se de uma pesquisa de campo, aplicada, descritiva e de abordagem qualitativa. Essa investigação foi realizada na cidade de Janaúba- MG e utilizou-se como campo de pesquisa o Centro especializado em reabilitação (CER IV) e a clínica Cuidado de Mãe os dois locais situados na cidade mencionada. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista semidirigida com 11 pais de crianças que com diagnóstico de TEA, no qual constaram de perguntas relacionadas ao desenvolvimento da criança, os primeiros sinais de TEA observados pelos pais e a procura por ajuda. Para a pesquisa foi realizada também uma revisão não sistemática da literatura, por meio de artigos indexados nas bases de dados eletrônicos nos periódicos disponíveis online nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed, PsycINFO. Os resultados indicam que os primeiros sinais de autismo foram identificados pelos pais entre os dois primeiros anos de vida, sendo que 31% dos pais entrevistados observaram atraso de fala no desenvolvimento de suas crianças; 22% observaram que a criança não respondia quando chamado pelo nome; 11% notaram perda de habilidades como a fala; 14% notaram a apresentação de movimentos repetitivos e estereotipias; 14% observaram a apresentação de interesse restritos; 3% notaram irritabilidade incomum e 5% notaram pouco contato visual. O estudo conclui que há vários sinas de alerta para TEA percebido pelos pais entre 6 meses meses e 24 meses. Estudos mais amplos são necessários para fomentar alertas às equipes de saúde sobre a importância da escuta dos pais quanto a possíveis sinais para TEA, dada a importância da intervenção precoce. |
Subject: | Transtornos do espectro autista |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/80191 |
Issue Date: | 3-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
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