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dc.contributor.advisor1Margarida Maria Borghoffpt_BR
dc.contributor.referee1Angelo de Oliveira Diaspt_BR
dc.contributor.referee2Ana Claudia de Assispt_BR
dc.creatorMelina de Lima Peixotopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T04:05:05Z-
dc.date.available2019-08-11T04:05:05Z-
dc.date.issued2009-03-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XNLEU-
dc.description.abstractThis work has as first objective, to provide elements for the interpretations of three songs by Eunice Katunda (1915-1990), through the study of backgrounds that contextualizes each song in different moments and aspects of the composer.s life and the study of the analysis of relation between music and literary. By Norma Goldstein and Jan LaRue.s methods, lyric and music, respectively, we look for reaching the relationship between them, proposing, also, interpretative suggestions for each song. The three songs chosen to be a part of this study about Eunice Katunda.s work for voice and piano, Prenúncio do Sol (1961), Moda da Solidão-Solitude (1967) e Incelença das Ave-Marias (1972), had been selected for presenting different musical characteristics, and because they are situated in distinct moments of her life. After profound study about each song, they became a representation of all Eunice Katunda.s song work, comprehending music and personal references. With the observation turned to musical performance and to Eunice Katunda.s songs, this work also intends to bring the composer.s figure into the discussion environment and to proportionate her reintroduce in musical environment, through the disposable of printed, digitalized and revised edition of her songs in Anexo 2, and through the recording of these and other songs in the CD which is part of this work.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo, fornecer elementos para as interpretações de três canções de Eunice Katunda (1915-1990), através do estudo dos ambientes composicionais que contextualizam cada canção em diferentes momentos e aspectos da vida da compositora e da análise da relação texto-música. É por meio dos métodos de observação de Norma Goldstein e Jan LaRue, texto e música, respectivamente, que procuramos atingir a relação entre esses, propondo, também, sugestões interpretativas para cada canção analisada. As três canções escolhidas para constituírem esse estudo sobre a obra para canto e piano de Eunice Katunda, Prenúncio do Sol (1961), Moda da Solidão-Solitude (1967) e Incelença das Ave-Marias (1972), foram selecionadas por apresentarem diferentes características musicais, e se localizarem em momentos distintos na vida da compositora. Após o estudo aprofundado de cada canção, elas então se tornam representantes de todo o trabalho cancioneiro da compositora em questão, englobando referências musicais e pessoais. Com a observação focada na performance musical e nas canções de Eunice Katunda, essa dissertação também pretende trazer a figura da compositora aos meios de discussão e proporcionar sua reinserção nos meios musicais, através da disponibilidade das partituras que se encontram digitalizadas e revisadas no Anexo 2, e das gravações dessas e outras canções no cd que é parte integrante dessa pesquisa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCanção Brasileirapt_BR
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectEunice Katundapt_BR
dc.subjectCanto e pianopt_BR
dc.subjectResgate da Canção Brasileirapt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.subject.otherCanções , Brasileiraspt_BR
dc.titleA obra para canto e piano de Eunice Katunda: três momentospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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