Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XPML5
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O gesto musical nos métodos de percussão afro-brasileira |
Autor(es): | Emilia Maria Chamone de Freitas |
primer Tutor: | Patricia Furst Santiago |
primer miembro del tribunal : | Glaura Lucas |
Segundo miembro del tribunal: | Oiliam Jose Lanna |
Resumen: | Esta pesquisa consiste em uma análise do tratamento e da apresentação do gesto musical em significativos métodos de percussão afro-brasileira, tendo como objetivo principal refletir sobre a importância da gestualidade e da corporalidade nas relações de ensino-aprendizagem dos instrumentos de percussão. Primeiramente foi realizado um estudo comparativo destes métodos, destacando as mudanças na produção, difusão e recepção destes bens culturais, assim como o delineamento de seus princípios, abordagens e tendências pedagógicas. A revisão de bibliografia realizada tratou das definições e abordagens do gesto musical influenciadas por diversos domínios do conhecimento como a Educação Musical, a Filosofia e a Etnomusicologia. Os resultados encontrados na análise dos métodos indicaram que o gesto musical é frequentemente apresentado em função da técnica instrumental, centralizado nas mãos e nos movimentos diretamente relacionados à produção sonora, em detrimento de outros movimentos do corpo também envolvidos na performance. |
Abstract: | Cette recherche consiste en une analyse de la façon dont le geste musical est présenté à travers des méthodes signifiantes de la percussion afro-brésilienne, et son objectif principal est de réfléchir sur limportance du gestuel et du corporel dans les rapports enseignement-apprentissage de la percussion. On a dabord mis en marche une étude comparative des méthodes sélectionnées, mettant en relief la dynamique établie entre la production, la diffusion et la réception de ces biens culturels, ainsi quune esquisse de ses principes, approches et tendances pédagogiques. Les résultats trouvés à partir de cette analyse des méthodes nous ont permis de suggérer que le geste musical est fréquemment présenté en fonction de la technique instrumentale, ayant comme centre les mains et les mouvements qui se trouvent directement en rapport avec la production sonore, en détriment dautres mouvements du corps, compromis eux aussi dans la performance. |
Asunto: | Gestos na música Musica Música para percussão |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XPML5 |
Fecha del documento: | 27-feb-2009 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta_ao_emilia_chamone.pdf | 3.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.