Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XPML5
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Patricia Furst Santiagopt_BR
dc.contributor.referee1Glaura Lucaspt_BR
dc.contributor.referee2Oiliam Jose Lannapt_BR
dc.creatorEmilia Maria Chamone de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T14:00:43Z-
dc.date.available2019-08-13T14:00:43Z-
dc.date.issued2009-02-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XPML5-
dc.description.abstractCette recherche consiste en une analyse de la façon dont le geste musical est présenté à travers des méthodes signifiantes de la percussion afro-brésilienne, et son objectif principal est de réfléchir sur limportance du gestuel et du corporel dans les rapports enseignement-apprentissage de la percussion. On a dabord mis en marche une étude comparative des méthodes sélectionnées, mettant en relief la dynamique établie entre la production, la diffusion et la réception de ces biens culturels, ainsi quune esquisse de ses principes, approches et tendances pédagogiques. Les résultats trouvés à partir de cette analyse des méthodes nous ont permis de suggérer que le geste musical est fréquemment présenté en fonction de la technique instrumentale, ayant comme centre les mains et les mouvements qui se trouvent directement en rapport avec la production sonore, en détriment dautres mouvements du corps, compromis eux aussi dans la performance.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa consiste em uma análise do tratamento e da apresentação do gesto musical em significativos métodos de percussão afro-brasileira, tendo como objetivo principal refletir sobre a importância da gestualidade e da corporalidade nas relações de ensino-aprendizagem dos instrumentos de percussão. Primeiramente foi realizado um estudo comparativo destes métodos, destacando as mudanças na produção, difusão e recepção destes bens culturais, assim como o delineamento de seus princípios, abordagens e tendências pedagógicas. A revisão de bibliografia realizada tratou das definições e abordagens do gesto musical influenciadas por diversos domínios do conhecimento como a Educação Musical, a Filosofia e a Etnomusicologia. Os resultados encontrados na análise dos métodos indicaram que o gesto musical é frequentemente apresentado em função da técnica instrumental, centralizado nas mãos e nos movimentos diretamente relacionados à produção sonora, em detrimento de outros movimentos do corpo também envolvidos na performance.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodos de ensino instrumentalpt_BR
dc.subjectPercussão afro-brasileirapt_BR
dc.subjectGesto musicalpt_BR
dc.subject.otherGestos na músicapt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.subject.otherMúsica para percussãopt_BR
dc.titleO gesto musical nos métodos de percussão afro-brasileirapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta_ao_emilia_chamone.pdf3.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.