Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZQGR4
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | As Doze Valsas de Esquina de Francisco Mignone: um estudo técnico-interpretativo a partir de suas características decorrentes da música popular |
Autor(es): | Marcelo Novaes Machado |
Primeiro Orientador: | Lucas Jose Bretas dos Santos |
Primeiro membro da banca : | Mauricio Veloso Queiroz Pinto |
Segundo membro da banca: | Sandra Loureiro de Freitas Reis |
Resumo: | As Doze Valsas de Esquina de Francisco Mignone estão impregnadaspela atmosfera romântica e seresteira dos chorinhos e serenatas e seus instrumentos mais característicos, a flauta e o violão. O compositor se inspirou nas lembranças de sua juventude, quando compunha e tocava música de gêneros populares em cinemas e bailes e fazia serenatas pelas esquinas de São Paulo. Esses elementos improvisativos e traços da música popular e da valsa nacionalizada foram trazidos para a música erudita, servindo ao forte movimento nacionalista do Modernismo Brasileiro, da época. Esse trabalho pretende identificar algumas dessas características de improvisação e traços da música popular presentes nas valsas, e mostrar a importância do seu reconhecimento e de um contato prévio do intérprete com esse gênero de música, para a interpretação. |
Abstract: | The Doze Valsas de Esquina (The Twelve Street Corner Waltzes) byFrancisco Mignone are impregnated by the romantic atmosphere of the serenades and the chorinho1 and their most used instruments, the flute and the guitar. The composer was inspired by memories of his youth when he used to write and play popular music in movie theaters, balls and serenades by the street corners of São Paulo city. He has brought to classical music, an improvisation style and traces of popular music and of a nationalized waltz, then serving to the purposes of the strong Brazilian National Modernism of that time. This study intends to identify some of these improvisational elements and traces of popular music in these waltzes, as well as to emphasize the importance of an acknowledgement and previous and intense performer`s contact with this kind of music for the performance. |
Assunto: | Música Valsas |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZQGR4 |
Data do documento: | 3-Nov-2004 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_final_2010.pdf | 978.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.