Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-89YNPH
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Ritmata de Edino Krieger: uma reflexão sobre processos vanguardistas na literatura do violão brasileiro
Autor(es): Michel Barboza Maciel
Primeiro Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas
Primeiro membro da banca : Márcia Ermelindo Taborda
Segundo membro da banca: Guilherme Paoliello
Terceiro membro da banca: Mauricio Freire Garcia
Resumo: O trabalho tem como eixo principal a peça Ritmata de Edino Krieger. Ao lidarmos com a idéia de que foi uma obra inovadora no contexto do violão brasileiro, pareceu-nos necessário abordar quais tradições estavam sendo rompidas. Para tanto, investigamos a formação, o desenvolvimento e os principais elementos identitários presentes nesse repertório. Procuramos demonstrar que a Ritmata possui uma linguagem ligada aos conceitos de vanguarda, voltada para o ideal de universalidade, transpondo as barreiras do nacionalismo encontrado largamente na literatura do violão brasileiro de concerto. Para qualificar a peça como arte de vanguarda, distinguimos alguns valores e conceitos pertencentes a essa classificação, confrontando esses ideais com o texto musical da Ritmata. Para finalizar, fizemos algumas sugestões técnicas e, baseado na grafia usual do instrumento e na entrevista com o compositor, a correção de notas editadas incorretamente.
Abstract: The main focus of the present work is the piece Ritmata by Edino Krieger. When dealing with the idea that Krieger´s Ritmata was innovative in the context of Brazilian guitar, it seemed necessary to determine which traditions were being broken by the piece. For that, we investigated the formation, the development and the main elements of identity of this repertory. We demonstrate that the language of the piece is connected to concepts of avantgarde, turned to the ideal of universality, which trespasses the barriers of the nationalism largely found in the literature of the Brazilian concert guitar. In order to qualify the piece as avant-garde art, we distinguish some values and concepts that belong to this classification, confronting these ideals with the musical text of the piece. At last, we make a few technical suggestions and point out notes published incorrectly, based on the usual notation of the guitar and in an interview with the composer.
Assunto: Compositores brasileiros Séc XX
Musica para violão
Musica Analise, apreciação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-89YNPH
Data do documento: 30-Ago-2010
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