Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EAF83
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A improvisação e o momento: abordagens de três performances de Misterioso de Thelonious Monk pelo Paul Motian Trio |
Autor(es): | Pablo Andres Passini |
primer Tutor: | Sergio Freire Garcia |
primer miembro del tribunal : | Antônio Rafael Carvalho dos Santos |
Segundo miembro del tribunal: | Mauro Rodrigues |
Resumen: | O que é a improvisação? A partir de quais parâmetros tentamos defini-la? Qual é o papel da interação entre os músicos? No presente trabalho, me propus a discutir o conceito musical de improvisação dentro do contexto de uma performance específica. Com essa finalidade, foram abordadas três performances de Misterioso do Thelonious Monk, pelo Paul Motian Trio. Partimos de uma caracterização conceitual histórica geral da improvisação dentro da música ocidental, até chegar a um contexto simbólico mais específico, dentro do qual se desenvolvem as ditas performances. Caracteriza-se o modelo do jazz cristalizado nos anos 40 e 50 e se discute como essas performances se relacionam com esse modelo. São abordados, através de transcrições, processos musicais específicos, tentando considerar, caso exista, a relação desses processos com a interação entre os músicos. Finalmente, discute-se a metodologia particular do grupo nessas performances, tentando entender os elementos em função do perfil dos músicos e especialmente de Paul Motian. |
Abstract: | What is improvisation? From which parameters can we define it? What is the role of interaction between musicians? In this work I discuss the concept of musical improvisation within the context of a specific performance. In order to do so, I analyzed three performances of Thelonious Monks Misterioso by the Paul Motian Trio. First, it is drawn a historical and conceptual characterization of improvisation within the Western music up to the symbolic context in which the said performances took place. Then, the model of jazz crystalized in the 40s and 50s is characterized and its relation with those performances is discussed. Through the analysis of transcriptions, specific musical processes are approached, always trying to consider the relation between those processes and the interaction between the musicians. Finally, it is discussed the trios methodology in those performances, trying to understand the elements based on the profile of the musicians, especially Paul Motians. |
Asunto: | Improvisação (Musica) Performance musical Monk, Thelonious Misterioso Musica Interpretação musical Motian, Paul |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EAF83 |
Fecha del documento: | 1-nov-2013 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
mestrado_pablo_passini.pdf | 21.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.