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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Daime Música: identidades, transformações e eficácia na música da Doutrina Daime
Autor(es): Katia Benati Rabelo
primer Tutor: Glaura Lucas
primer miembro del tribunal : Astréia Soares Batista
Segundo miembro del tribunal: Rosangela Pereira de Tugny
Resumen: A Doutrina do Daime é constantemente aludida enquanto musical, tanto na literatura quanto nas falas dos seguidores do Daime, dado que seus saberes não são pregados e sim cantados. A música do Daime revela-se nos hinos recebidos do astral, inscrita em linguagem e musicalidade de um tempo, lugar e condições sócio-culturais de seus receptores. As letras dos hinos constituem o único registro escrito da Doutrina, um guia e orientador para os membros da religião e suas melodias sintetizam vasto hibridismo de sonoridades, amazônicas e nordestinas, surgidas na Amazônia na primeira metade do século XX. Os hinários (conjuntos de hinos) formadores da religião revelam esse intercruzamento característico, que confere singularidade identificadora a essa música. A partir de sua origem monódica, no decorrer de mais de 80 anos, essa música tem sido reatualizada a cada sessão ritual e seu corpo sonoro se adensou, passando a ser simultaneamente cantada, bailada e tocada (maracás e instrumentos musicais) em extensos rituais. Dentro das contínuas transformações vivenciadas nos processos de transmissão oral e difusão, de que modo ela construiu sua eficácia e como a mantém? O que seus praticantes indicam como relevantes para cumprir sua finalidade ritual-musical-religiosa? Dentre uma diversidade de aspectos, essas são questões que o presente estudo visou discutir, a partir das vozes de antigos conhecedores, nativos acreanos.
Abstract: The Daime Doctrine is constantly refered to as being musical, both in the literature and in daimistas (Daime participants) discourses, since its knowledge is sung rather than preached. Daimes music is unveiled through the hymns received from the astral, being inscribed in the language and musicality of the time, place, and social conditions of its receivers. The hymns lyrics are the only written record of the Doctrine, being a guide and orientation for the members of the religion. Its melodies encapsulate a hybridism of amazonian and northeastern sounds that appeared in the Amazon in the first half of the 20th Century. The hymn books that form the religion reveal these typical crossings, which provide this music with an identifying uniqueness. The music has started as a monody, but as it has been updated in each ritual session throughout more than 80 years, its sonorous complex has become denser, being now sung, danced and played (maracás and other musical instruments) in long-lasting rituals. Within the continuous transformations experienced through oral transmission and dissemination, how did the Doctrine create its efficacy and how is it maintained? What do its practioners indicate as being relevant in order to fulfill its ritual-musical-religious function? Among a variety of aspects, these are questions the present study aimed at discussing, based on the voices of older masters, from Acre.
Asunto: Musica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9RUHVR
Fecha del documento: 31-ene-2013
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